Capital

Via Parque com Mato Grosso fecha dia 20 e deve ficar 70 dias interditada

Paulo Nonato de Souza | 15/03/2017 15:31
Retirada de árvores na Avenida Mato Grosso começou no último domingo e prossegue nesta quarta-feira (Foto: André Bittar)
Retirada de árvores na Avenida Mato Grosso começou no último domingo e prossegue nesta quarta-feira (Foto: André Bittar)

A partir da próxima segunda-feira, dia 20, o trânsito no cruzamento da Avenida Via Parque com a Avenida Mato Grosso será interditado por 70 dias para as obras de reformulação da rotatória e ordenamento do trafego de veículos com a instalação de semáforos e redução das áreas dos canteiros centrais.

Desde domingo, dia 12, e prossegue nesta quarta-feira, 14, a retirada de árvores no canteiro central da Avenida Mato Grosso, na altura da Via Parque, para a redução da largura e aumento no número de faixas. Segundo o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno, como contrapartida das árvores retiradas outras 33 serão replantadas, além de 125 mudas de ipês.

De acordo com o projeto a ser executado pela prefeitura em parceria com o governo do Estado, serão retirados dois metros de cada lado do canteiro, ampliando espaço para que a avenida fique com três faixas nos dois sentidos e melhore o fluxo de veículos.

As alterações no canteiro central da Mato Grosso abrangem, a partir da rotatória, 80 metros no sentido da Avenida Ceará e até a Avenida Antônio Teodorowich, sentido bairro Carandá Bosque.

O período de 70 dias de interdição para a realização das obras será dividido em trechos, conforme estabeleceu a Agetran. Nos 20 dias iniciais ficará fechado o trecho da Avenida Mato Grosso no sentido Centro, nos 15 dias intermediários será fechado o trecho da Avenida Mato Grosso no sentido Bairro, e nos 20 dias finais haverá o fechamento do trecho da Avenida Mato Grosso – parcialmente até a rotatória – e integralmente nos dois sentidos da avenida na altura do bairro Coophafé.

Rotas Alternativas – Para acesso e retorno do Parque dos Poderes a Agência Municipal de Transporte e Trânsito sugere as seguintes alternativas:

- Avenida Desembargador José Nunes da Cunha/Avenida do Poeta/Afonso Pena.
- Avenida Mato Grosso/Avenida Hiroshima
- Avenida Mato Grosso/Rua Lilia Oshiro/Rua Antônio Maria Colho
- Avenida Mato Grosso/Avenida Vitório Zeolla/Avenida Nelly Martins

No comunicado sobre o início das obras, a Agetran sugere a utilização, preferencialmente em todos os momentos, da rota de deslocamento pela Avenida Desembargador José Nunes da Cunha/Avenida do Poeta/Avenida Afonso Pena.

Histórico – Esta não é a primeira vez que que a obra para resolver um dos pontos mais caóticos do trânsito de Campo Grande é anunciada. Era para ter sido iniciada em agosto de 2014, mas desde então tem sido prometida e depois adiada.

O projeto de mudanças tem recursos disponíveis em caixa, repassado pelo Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito) desde 2014. Com feito aditivo neste ano, o repasse para a obra aumentou de R$ 1,3 milhão para R$ 1,6 milhão, conforme dados da própria Agetran.

Nos siga no