Capital

Vereadores da Capital cobram mais ônibus em circulação na pandemia

População é transportada aglomerada mesmo com medidas restritivas ao comércio e toque de recolher

Tainá Jara | 25/03/2021 14:34
Frota de ônibus está reduzida durante semana de "feriadão" (Foto: Kisie Ainoã)
Frota de ônibus está reduzida durante semana de "feriadão" (Foto: Kisie Ainoã)

Ofício encaminhado, nesta quinta-feira, pelos vereadores cobra da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e do Consórcio Guaicurus o aumento da quantidade de ônibus circulando n nas ruas de Campo Grande, durante a pandemia. Transportada aglomerada, especialmente, nos horário de pico, a população corre ainda mais de ser contaminada pelo coronavírus.

O problema ocorre apesar das medidas restritivas adotadas pela prefeitura, adiantando feriados, para evitar a circulação de pessoas e tentar amenizar o colapso no sistema de saúde. Mato Grosso do Sul registrou durante a semana a maior taxa de ocupação de leitos do Brasil, segundo boletim da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). A maior parte das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) fica em Campo Grande.

"Nem todos podem parar de trabalhar e ficar em isolamento, e por isso o transporte público está muito cheio, muito aglomerado. O consórcio não pode pensar em lucro neste momento, e sim nas vidas. Temos que dar as melhores condições para quem precisa trabalhar. Essa é uma fala de todos os vereadores", afirmou Carlos Augusto Borges (PSD), presidente da Casa de Leis.

Mais populosa, a Capital responde pela maior número de contaminações no Estado. São 82.842 e 1738 mortes.

"A Prefeitura e o Governo tem feito ações no sentido de criar mais vagas e de vacinar a população. Precisamos cuidar para que a doença não se espalhe rapidamente para que esses atos tenham efeito e possamos voltar o quanto antes à normalidade. Precisamos de mais ônibus não apenas nas linhas troncais, que vão de terminal a terminal, mas também nas linhas alimentadoras, que vão dos bairros aos terminais", completou o vereador.

Fiscalização - Nesta sexta-feira (26), uma comissão de vereadores vai fiscalizar os terminais Morenão, Júlio de Castilho, General Osório, Guaicurus, Nova Bahia, Aero Rancho e Hércules Maymone nos horários de pico, com o objetivo de averiguar a lotação dos itinerários dos ônibus.

A equipe será formada pelos parlamentares Beto Avelar, Camila Jara, Clodoilson Pires, Coronel Alírio Villasanti, Sandro Benites, Professor André Luis, Ronilço Guerreiro e Tiago Vargas, que se dividirão entre os locais.

Nos siga no