Capital

Veja aqui os números de telefone para tirar dúvidas sobre o coronavírus

Somente o Corpo de Bombeiros, recebeu em 10 horas 235 ligações pela central tira dúvidas

Viviane Oliveira | 26/03/2020 12:17
Teleatendimento do Corpo de Bombeiros funciona das 8h às 18h (Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros) 
Teleatendimento do Corpo de Bombeiros funciona das 8h às 18h (Foto: divulgação/Corpo de Bombeiros) 

Para evitar que pacientes sem sinais de contaminação do novo coronavírus (Covid-19) saem de casa sem necessidade, foram disponibilizados números de teleatendimentos.  Somente ontem (26), em 10 horas, a central do Corpo de Bombeiros criada para tirar dúvida da população sobre a pandemia recebeu 235 ligações. Só para informação da doença foram 86 chamados. Também houve 13 encaminhamentos de urgência e três de emergência em atendimento domiciliar. 

As ligações são atendidas pelos bombeiros militares. Se a dúvida for algo que precise intervenção médica, o profissional assume a ligação e faz a abordagem de forma que a dúvida seja sanada, como por exemplo, qual o momento de ir ou não ao posto de saúde. 

Em casos mais graves são deslocadas equipes com médico para fazer o atendimento na residência. O atendimento domiciliar é disponibilizado só para pacientes oncológicos (com câncer) e que estão sem mobilidade permanente ou temporária. 

A Unimed Campo Grande também disponibilizou central de enfrentamento à doença para dar suporte aos pacientes. A equipe, segundo a cooperativa, é composta por grupo técnico de infectologistas e profissionais de saúde para tirar dúvidas sobre o cuidado, prevenção e orientar os pacientes quanto ao fluxo adequado de atendimento dos casos suspeitos da doença.

Há um canal específico para dar suporte a pacientes assintomáticos (que não apresentam sintomas), mas necessitam de orientações de médicos otorrinolaringologistas por sofrerem de patologias relacionas ao sistema respiratório, como rinites, sinusites, infecções de ouvido e garganta, entre outras. A Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul) e o Ministério da Saúde também disponibilizaram teleatendimento.  Os teleatendimentos funcionam das 8h às 18h. Todos os dias. Veja os números no quadro abaixo. 

 

Nos siga no