Capital

Vega pode retomar coleta de lixo se Bernal romper contrato com Solurb

Edivaldo Bitencourt e Viviane de Oliveira | 16/04/2013 18:02
Litucera tem cores azuis, adotada pelo atual prefeito, mas pode não assumir serviço (Foto: Marcos Ermínio)
Litucera tem cores azuis, adotada pelo atual prefeito, mas pode não assumir serviço (Foto: Marcos Ermínio)

Oito anos após perder o contrato milionário, a multinacional Vega Engenharia Ambiental pode reassumir a coleta de lixo em Campo Grande. Essa é uma das empresas cotadas para assumir o serviço, caso o prefeito Alcides Bernal (PP) decida romper o contrato, firmado em outubro do ano passado, com a CG Solurb Soluções Ambientais.

O prefeito analisa três hipóteses: manter a atual concessionária, romper o contrato ou encampar a empresa (decretar intervenção na CG Solurb e assumir o serviço).

Desde que assumiu a prefeitura, Bernal não efetuou o pagamento de nenhum tostão para a concessionária. Legalmente, a empresa, que acumula créditos de R$ 15,5 milhões com o município, pode paralisar os serviços a partir de hoje (16).

O Campo Grande News apurou que a administração municipal considera que a empresa mais preparada para assumir os serviços é a Vega, empresa sueca, que deixou o serviço em 2005, quando perdeu licitação emergencial para a Financial. Apesar de estar afastada do serviço, a multinacional tem estrutura em Campo Grande e condições de retomar o serviço de coleta de lixo.

Cotação – Bernal pode romper o contrato de 25 anos, que prevê faturamento de R$ 1,8 bilhão. Neste caso, a prefeitura fará uma cotação emergencial com três empresas para escolher uma para assumir o serviço de coleta de resíduos sólidos.

A decisão do prefeito depende de análise da assessoria jurídica. O progressista vem procurando se fundamentar para tomar a decisão e evitar uma longa briga jurídica. A expectativa é de que, independente do embasamento da assessoria jurídica, o eventual rompimento com a CG Solurb deverá acabar nos tribunais. 

Neste caso, ele poderá convidar a Vega, a CG Solurb (se ela não for declarada inidônea) e a Litucera. Esta última é uma empresa de Vinhedo (SP), que atua há sete anos em Campo Grande.

No entanto, apesar dos boatos de que a empresa paulista pode assumir o serviço, o Campo Grande News apurou que ela é considerada de pequeno porte, sem condições de assumir o serviço. Diariamente, a Capital produz 761 toneladas de lixo.

Além de recolher o lixo, a concessionária é responsável pela varrição de ruas (serviço executado em uma área da cidade pela Litucera), pelo gerenciamento do aterro sanitário, recuperação da área do antigo lixão e construção do novo espaço para receber o lixo, denominado Ereguaçu.

Nos siga no