Capital

Vacinação de adolescente mais que dobrou procura por CPF

Só nos Correios, aumento foi de 119% em agosto, depois que o cadastro de adolescentes para vacina foi liberado

Paula Maciulevicius Brasil | 27/08/2021 14:25
Dyego, de 12 anos, exibindo CPF. Documento possibilitou que ele fosse imunizado. (Foto: Arquivo Pessoal)
Dyego, de 12 anos, exibindo CPF. Documento possibilitou que ele fosse imunizado. (Foto: Arquivo Pessoal)


Exigência da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para a vacinação de adolescentes é apresentar CPF, Certidão de Nascimento e documento dos pais. Assim que o cadastro foi liberado para este grupo, as famílias correram para tirar o CPF. 

Só nos Correios, o aumento foi de 119%. Em todo o mês de julho, as agências da Capital tinham emitido 875 CPF's, já em agosto, do dia 1º até o dia 24, foram emitidos 1.922 documentos. 

Empregada doméstica, Paula Rosa, de 37 anos, foi uma das mães que correu para tirar o CPF e aproveitou também para fazer o RG do filho adolescente de 12 anos, Dyego. "Quando abriu o cadastro, começaram a falar que ia precisar ter CPF, aí caiu minha ficha que eu precisava fazer", conta.

Por medo, ela resolveu também já agendar para fazer a primeira via do RG. "A gente não conseguia nem fazer o cadastro da vacina sem o CPF. Aí eu corri nos Correios com meus documentos, o registro dele e a conta de luz, saiu na hora", lembra Paula.

O agendamento para tirar a primeira via do RG foi rápido. A mãe marcou numa sexta e conseguiu horário para a segunda-feira seguinte, mas o documento ainda demora 10 dias úteis para chegar. 

Já nos Correios, o CPF fica pronto na hora. Na agência da Coronel Antonino, Paula e o filho foram o 81º atendimento para essa finalidade. 

Com o número do CPF em mãos, Diego só aguardou chegar sua vez. A imunização aconteceu na última terça-feira (24), no drive do Albano Franco. "Eu até achei que eles fossem pedir o RG, mas só pediram a certidão, o CPF e minha identidade, foi bem rápido", fala a mãe.

Recordação da primeira dose: Dyego sendo vacinado contra a covid depois de ter emitido CPF. (Foto: Arquivo Pessoal)

Diretor do Instituto de Identificação, que faz o serviço de emissão de RG, Cristiano Peroba, fala que o aumento no mês de julho e agosto foi de 40%, em virtude da vacinação. "Com a vacinação, agora aumentou significativamente essa demanda, no Pátio Central, onde tem mais procura, antigamente, era em torno de 80 por dia, agora está em 220", ressalta. 

Cristiano explica que tirar o RG, é dar "cidadania" à pessoa e pode ser feito desde recém-nascido.

Hoje, é possível agendar atendimento já para a próxima segunda-feira, mas o sistema está funcionando apenas pelo computador. O diretor aproveita para fazer um alerta de que não é cobrada a emissão da primeira via de RG. "É um serviço gratuito feito pelo site da Sejusp. A pessoa precisa ficar atenta, porque se ela joga no Google aparecem outros sites que funcionam como despachante e cobram uma taxa. O agendamento no site não é cobrado".

Como faz para tirar CPF - Nas agências dos Correios, é possível fazer o CPF e já sair com o número na hora. A empresa também oferece o serviço de regularização e alteração de dados cadastrais. 

Para quem tem de 18 a 69 anos, é necessário comparecer a uma agência com Título de Eleitor, alistamento eleitoral, protocolo de inscrição ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral, além de RG. 

Para crianças e adolescentes, os pais podem ir até a agência com documentos pessoais e a certidão de nascimento da criança. A emissão de CPF custa R$ 7,00. 

Como faz para tirar RG - Para fazer a primeira via de RG, basta acessar: http://servicos.sejusp.ms.gov.br/

Selecione a cidade onde deseja agendar o serviço (se é 1ª ou 2ª via). Depois, escolha um dos pontos de atendimento, data e horário e preencha o cadastro necessário com documentos pessoais. 

Nos siga no