Capital

Vacina contra pneumonia já está disponível na rede pública de saúde

Viviane Oliveira | 25/04/2017 06:36

Diferente do que foi divulgado pela assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) na quinta-feira (22), a vacinação contra pneumonia na Capital não irá começar no dia 2 de maio. As doses da vacina já estão disponíveis em todos os postos de saúde do município, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família), mas somente grupos especiais têm direito a vacina.

Em nota, a secretaria informou ainda que “obedece rigorosamente o Calendário Nacional de Vacinação proposto pelo Sistema Único de Saúde”, e que serão vacinados apenas idosos acamados e indígenas, já que a quantidade de doses é regulada.

Ao contrário da informação repassada anteriormente, a Sesau ressaltou que “não recebeu nenhuma orientação por parte do Ministério da Saúde quanto alterações das indicações da pneumo 23”. “Diante das circunstâncias, a secretaria continua a administrar as doses conforme as normativas vigentes”, completou a nota.

A vacina administrada em crianças é diferente - a pneumo 10. Segundo a secretaria, as doses dos dois tipos de vacina contra a pneumonia estão disponíveis nos postos de saúde. Idosos, entretanto, têm direito de serem imunizados em casa, basta que alguém acione uma das equipes de imunização.

Doença - A pneumonia é uma infecção respiratória grave e caracteriza-se por febre e tosse com catarro. Em muitos casos, precisa de internação, podendo levar a pessoa à morte se não tratada adequadamente.

Em Campo Grande, do início do ano até agora, foram registrados 58 casos da doença, que é responsável por altas taxas de internações e mortalidade, especialmente entre crianças menores de 5 anos.

Cerca de 15 milhões de crianças são hospitalizadas, por ano, por pneumonia, em países em desenvolvimento. A doença também é responsável por cerca de 20% dos 8,8 milhões de óbitos anuais em todo o mundo.

*Matéria alterada às 14h35 para corrigir informações repassadas de forma errada pela Sesau.

Nos siga no Google Notícias