Capital

Urnas eletrônicas começam a ser entregues para votações de domingo

Richelieu de Carlo | 28/09/2016 13:05
Apesar de ligar, urnas só funcionam no dia da eleição. (Foto: Richelieu de Carlo)
Apesar de ligar, urnas só funcionam no dia da eleição. (Foto: Richelieu de Carlo)
Sebastião Martins, 53 anos, assina os documentos e ficará responsável pela urna até o fim das votações. (Foto: Richelieu de Carlo)

A partir de hoje, começam a ser entregues as urnas eletrônicas que serão utilizadas durante as eleições do próximo domingo (02). Além do dispositivo, cada presidente de sessão eleitoral recebe os materiais a serem utilizados e ficam responsáveis pela segurança dos equipamentos até o dia do pleito.

Cada presidente de sessão recebe uma urna e um kit com formulários, cabina de votação, cadernos, cartazes, lista de eleitores, entre outros materiais, que são retirados nos seis cartórios eleitorais da Capital. Cada cartório possui cronograma próprio, com dias específicos para o recebimento dos equipamentos.

O vendedor autônomo Sebastião Martins, 53 anos, esteve na 53ª Zona Eleitoral, na Paróquia São Judas Tadeu, no bairro Jardim América, para retirar seu kit e urna eletrônica. “É muita responsabilidade”, responde ao ser questionado sobre ter de garantir a segurança e o transporte do material.

“Essa é a quarta ou quinta vez que sou presidente de sessão. A responsabilidade pelo material é toda minha até o final das votações e eu fechar a urna”, diz Sebastião. Sobre o perigo e a possibilidade de fraudes ou extravio do equipamento, ele diz não pensar nisso. “Isso nem passa pela minha cabeça. O Tribunal Regional Eleitoral confia em quem realiza esse trabalho. Não tem como fraudar, se seu mexer nisso aqui, eles vão descobrir”.

A chefe do cartório eleitoral Ana Carolina, também diz que a chance de fraude nas urnas é “zero”. “Todas as urnas são lacradas após a inseminação dos dados, se alguém tentar abrir vai ser descoberto. E as urnas só funcionam durante o dia de votação.”

Voto Eletrônico - Criada há 20 anos, a urna eletrônica é um microcomputador de uso específico para eleições, com as características de resistência, de pequenas dimensões, leve, com autonomia de energia e com recursos de segurança.

Dois terminais compõem a urna eletrônica: o terminal do mesário, onde o eleitor é identificado e autorizado a votar (em alguns modelos de urna, onde é verificada a sua identidade por meio da biometria), e o terminal do eleitor, onde é registrado numericamente o voto.


Confira os locais e datas para a retirada das urnas:


8ª ZE
Dias 29 e 30 de setembro
Das 8h às 19h
Fórum Eleitoral – Parque dos Poderes

35ª ZE
Dias 29 e 30 de setembro
Das 08h às 18h
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

36ª ZE
Dias 29 e 30 de setembro
Das 8h às 18h
Fórum Eleitoral – Parque dos Poderes

44ª ZE
Dias 28 e 29 de setembro
Das 9h às 19h
Escola da SUAS/MS Mariluce Bittar
Rua André Pace, 630 – Bairro Guanandi (atrás Comper da Av. Bandeirantes)

53ª ZE
Dias 28 e 29 de setembro
Das 9h às 18h
Paróquia São Judas Tadeu - Rua México, 235 – Jardim América

54ª ZE
Dias 29 e 30 de setembro
Das 10h às 18h (Dia 29) e das 8h às 18h (Dia 30)
Clube União dos Sargentos - Rua Camapuã, 185 - Amambai

Nos siga no