Capital

Unidade de saúde do Santa Emília deve ser entregue em dois meses

Obras começaram em 2015, mas foram paralisadas no ano seguinte e retomadas em abril de 2021

Ana Paula Chuva | 09/05/2022 14:05
Prefeita Adriane Lopes e secretario José Mauro Filho no local hoje. (Foto: Divulgação | PMCG)
Prefeita Adriane Lopes e secretario José Mauro Filho no local hoje. (Foto: Divulgação | PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande anunciou que as obras da USF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Bairro Santa Emília devem ser concluídas em 60 dias. A unidade vai beneficiar mais de 12 mil pessoas que moram na região e vai desafogar o fluxo de outros postos de saúde. 

Durante a manhã desta segunda-feira (9), a prefeita Adriane Lopes (Patriota), esteve em visita técnica para acompanhar o andamento da obra e destacou o compromisso de investir na qualidade dos serviços ofertados à população da Capital. 

“Nós já estivemos na região ouvindo os moradores e sabemos da necessidade de uma unidade de saúde mais próxima para atendê-los. Ouvimos relatos de pessoas que precisam percorrer longas distâncias sem mesmo ter condições para buscar atendimento. E, em breve, vamos poder oportunizar que elas tenham um melhor acesso e com atendimento de qualidade, esse é o nosso objetivo”, destaca a prefeita.

As obras da unidade de saúde começaram em 2015, mas foram paralisadas no ano seguinte por “entraves burocráticos”. Na época, 45% da sua parte física já havia sido feita e a construção acabou sendo retomada em abril de 2021. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, a unidade será composta por três equipes de saúde da família completas com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares, agentes de saúde, administrativos, entre outros profissionais.

Além disso, a unidade também foi escolhida para integrar o Inovaps (Laboratório de Inovação da Atenção Primária), desenvolvido em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), e vai receber as residências, multiprofissional e médica, em saúde da família.

Investimentos – Nos últimos cinco anos, nove unidades de saúde tiveram as obras retomadas e concluídas nos bairros Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor e Arnaldo Estevão Figueiredo, além de três Clínicas da Família implantadas nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 29 foram ampliadas e reformadas.

De acordo com a prefeitura, além da UBSF Santa Emília, outras quatro estão previstas para serem entregues até 2024 nos bairros Jardim Presidente,  Jardim das Perdizes, Jockey Clube e Jardim Parati.

Também estão previstas a reforma e revitalização de ao menos 20 unidades de saúde, sendo seis UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) e quatro CRSs (Centros Regionais de Saúde, além do CEM (Centro de Especialidades Médicas) e um novo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Nos siga no