Capital

União doa área para prefeitura construir terminal no São Francisco

Nyelder Rodrigues | 24/08/2017 23:35
Assinaturas de outras doações foram realizadas nesta quinta e acompanhada de anúncio de área para terminal (Foto: Divulgação)
Assinaturas de outras doações foram realizadas nesta quinta e acompanhada de anúncio de área para terminal (Foto: Divulgação)

Foi confirmado nesta quinta-feira (24) pela União a doação do terreno de 2,5 hectares do Exército, na avenida Euler de Azevedo, esquina com a avenida Tamandaré, que será utilizado para a construção do terminal de ônibus do bairro São Francisco, visando atender os bairros da região norte da Capital.

A informação foi dado pelo Governo Federal ao prefeito Marquinhos Trad (PSD) no fim da tarde, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura. O projeto integra o plano de Mobilidade Urbana que conta com recursos de um financiamento de R$ 110 milhões feitos em 2012, na Caixa Econômica Federal.

No período em a Capital foi administrada por Alcides Bernal (PP), também foi cogitada a construção do hospital municipal na área, que ainda estava em negociação. Agora, com a doação garantida, a prefeitura também oficializada que ela será destinada para a construção de um terminal.

A obra está orçada em R$ 9 milhões, incluindo área para segurança, fiscalização do serviço, além de espaços comerciais. O projeto de mobilidade urbana visa garantir 100% de integração no transporte coletivo – permitindo que o usuário se desloque para qualquer da região da cidade pagando apenas uma tarifa.

Além desse terminal, a prefeitura busca viabilizar outros três terminais, na avenida Ministro João Arinos (Tiradentes), rua da Divisão (Parati) e avenida Cafezais (Centro-Oeste), projetos que estão engavetados há vários anos.

"Um gestor competente e criativo entende que a única maneira de administrar hoje é por meio das parcerias e do trabalho em equipe. As entidades estão enxergando a maneira séria que a administração caminha e o ato de hoje simboliza esse interação e confiança das partes", frisa Marquinhos.

Contrapartida - O anúncio da doação da União ao município foi feito durante a assinatura da doação de áreas do município à União. Os terrenos serão usados pela Marinha do Brasil e pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 24ª Região.

A área destinada à Marinha está localizada no bairro Santo Antônio, na esquina das ruas dos Caiabis e Guanabara. Lá, deve ser construído um posto de atendimento ao cidadão. Já o terreno doado ao TRT da 24ª Região, localizado nas divisas das ruas das Carolinas e Jardim Veraneio, na região do Parque dos Poderes, será usado para futura ampliação do tribunal.

Nos siga no