Capital

Ultrafreezer cedido por universidade pode armazenar até 30 mil doses da Pfizer

Campo Grande é a única em MS agora com condição de receber esse tipo de vacina

Mariana Rodrigues e Alana Portela | 29/04/2021 09:28
O ultrafreezer veio de São Paulo há seis anos, modelo tem a capacidade de 583 litros. (Foto: Paulo Francis)
O ultrafreezer veio de São Paulo há seis anos, modelo tem a capacidade de 583 litros. (Foto: Paulo Francis)

Com capacidade para armazenar até 30 mil doses da vacina da Pfizer- BioNTech, contra covid-19, o ultrafreezer disponibilizado da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) para a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) deve ir para um dos drives-thru da cidade, mas ainda não há nada definido. Assim, a Capital passa a ser a única em MS com estrutura para receber esse tipo de vacina.

Conforme informações do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UCDB, Cristiano Carvalho, o ultrafreezer tem a capacidade de manter as amostrar congeladas a -86°C, já que essa vacina precisa de baixas temperaturas pois se degrada facilmente.

“Na universidade, ele serve para armazenar amostras biológicas e reagentes que altamente voláteis. Para a vacina da Pfizer que é feita de RNA mensageiro (material genético responsável por levar informações até a célula para produção de proteína), como esse material é diferente dos demais, facilmente ele se degrada, por isso tem de ser mantido em baixas temperaturas”, explica.

Cristiano Carvalho, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), explica que a vacina da Pfizer é feita de material que precisa ser conservado em baixas temperaturas. (Foto: Paulo Francis)

Em temperatura correta, as vacinas podem ser mantidas sem perder a qualidade por até seis meses. “A Sesau pediu justamente para isso, para armazenar por mais tempo as vacinas”. 

Cristiano explica também que é necessário muito cuidado ao manusear as amostrar devido à baixa temperatura. “É preciso usar uma luva especial para manusear as doses lá dentro por conta da temperatura que pode levar a queimadura”.

Sobre a possibilidade de um ultra freezer ir para o interior, ele não conhece nenhuma cidade com capacidade para esse tipo de armazenamento. Cristiano também informou que ainda não há previsão de quando a Sesau irá buscar o ultra freezer.

O ultrafreezer veio de São Paulo há seis anos, modelo tem a capacidade de 583 litros. Na Universidade há quatro do mesmo modelo, sendo que um estava de reserva, com esse indo para a Sesau, dois ficam com as amostras da UCDB.

O ultra freezer tem a capacidade de manter as amostrar congeladas a -86°C. (Foto: Paulo Francis)

Vacina -  A próxima segunda-feira, dia 3 de maio, desembarca no Aeroporto Internacional de Campo Grande o primeiro lote da vacina fabricada pela Pfizer, farmacêutica americana, em parceria com a empresa alemã BioNTech. Para Mato Grosso do Sul, o Ministério da Saúde se comprometeu a enviar 7.020 doses do imunizante que apresentou em testes 95% de eficácia contra a covid-19.

Ainda não está definido qual público será vacinado com a Pfizer- BioNTech em Campo Grande. A SES (Secretaria de Estado de Saúde), que deve publicar resolução contendo a diretrizes para a aplicação da nova vacina, já definiu, entretanto, que todas as 7 mil doses serão administradas num primeiro momento.  

Nos siga no