Capital

Tribunal de Contas realiza palestra para debater “Governança”

Michel Faustino | 04/09/2014 22:14
Palestra levou informações sobre a nova mentalidade de atuação no serviço público. (Foto: Marcelo Calazans)
Palestra levou informações sobre a nova mentalidade de atuação no serviço público. (Foto: Marcelo Calazans)

Para promover o debate em torno dos novos rumos da administração pública, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul promoveu na tarde (4) uma palestra com o tema “Governança em Organizações Públicas”. O evento contou com a presença de auditores, prefeitos e vereadores do interior.

De acordo com ministrante da palesta, Dirk Schwenkow, a governança no futuro será dar conselhos e não fiscalizar. Dirk ressalta que “o mundo está mudando e da mesma forma deve-se mudar a governança pública, ela vai ter que se reinventar”. O objetivo dos Tribunais de Contas não será multar, mas sim dar apoio ao jurisdicionado.

Segundo o palestrante a função da governança passa a ser mais complexa, passa a servir o jurisdicionado e apoiá-lo. Ele destaca que a tendência é verificar o efeito do dinheiro gasto.

Como exemplo, Dirk usa a construção de uma escola e explica que é preciso buscar responder questionamentos tais como se a escola foi bem construída e se houve desvio do dinheiro, mas, além disso, se a escola de fato forma crianças com bons níveis e se realmente o município precisava de uma escola.

De acordo com uma pesquisa apresentada na palestra, uma governança forte leva ao aumento de renda, saúde e educação, mas uma fraca resulta em desperdício de recursos, fracos investimentos e crescimentos e em corrupção. Dirk Schwenkow conclui dizendo “eu espero chegar o dia em que, ao final do ano, o Tribunal de Contas diga orgulhosamente que não aplicou nenhuma multa”, disse.

Nos siga no