Capital

Trabalhadores de frigorífico encerram greve após acordo

Vinícius Squinelo | 03/09/2013 20:00

Os cerca de 200 trabalhadores do frigorífico Beff Nobre, localizado no Jardim Carioca, em Campo Grande, encerraram a greve iniciada ontem (2), após firmar acordo com a direção na empresa, durante reunião no MPT (Ministério Público do Trabalho), realizada nesta tarde.

A greve teve momentos de tensão no fim da tarde de ontem, quando houve confronto entre grevistas e a Polícia Militar, e quatro pessoas foram presas. Os grevistas falam em “abuso policial”.

Ao fim da reunião o acordo foi firmado, fixando piso salarial de R$ 800, reajuste linear de 8% com pagamento retroativo à data base, cartão alimentação de R$ 85 e dois sábados sem atividades na empresa, o que vai permitir que os empregados folguem dois sábados por mês, além do domingo, segundo informações da assessoria de imprensa do MPT.

O frigorífico Beff Nobre se comprometeu a não demitir em represália pela participação pacífica no movimento grevista, direito constitucionalmente assegurado aos trabalhadores. Conforme o procurador do trabalho Leontino Ferreira de Lima Júnior, que atuou na mediação, o Ministério Público do Trabalho tem posição institucional de que a demissão por participação pacífica em greve é sempre ilegal, por se tratar de direito social.

O sindicato que representa os trabalhadores e a empresa se comprometeram a iniciar a negociação para a próxima data-base com antecedência mínima de 30 dias, no MPT.

Segundo informações repassadas pelo sindicato laboral, os trabalhadores já voltaram ao trabalho.

Nos siga no Google Notícias