TJ deve gastar R$ 35 milhões com reforma do prédio da antiga rodoviária
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul estima gastar R$ 35 milhões com a reforma do antigo prédio da rodoviária de Campo Grande, onde funcionarão 15 departamentos do órgão. Os detalhes da transferência dos setores foram divulgados hoje (15) pelo presidente do TJ, Luiz Carlos Santini.
De acordo com ele, o processo de negociação entre TJ e Prefeitura começou no primeiro semestre deste ano. Para abrigar os juizados especiais, eles iriam construir diversos prédios em pontos diferentes da cidade, mas optaram pela antiga rodoviária porque a “estrutura é muito boa”.
Segundo Santini, ao apresentar a proposta, o prefeito pediu para ele apresentar um projeto, que já foi aprovado, que a prefeitura tomaria conta da desapropriação. O início da construção depende dessa desapropriação, para que seja aberta licitação para o telhado ser todo trocado, o que deve gastar aproximadamente R$ 8 milhões. Todo o recurso da reforma vem do Plano Plurianual 2011/2014 do TJ. Já estão garantidos R$ 22,4 milhões, mas eles podem abrir novas receitas. A prefeitura deverá desembolsar R$ 7 milhões na desapropriação.
Segundo o presidente do TJ, a previsão é a reforma fique pronta até 2014. No local devera funcionar todos os juizados especiais, exceto o do bairro Moreninha e o que funciona na UCDB, devido a dificuldade que os moradores dessa região encontrariam para se deslocar ao centro.
Na Casa da Cidadania, como o local será chamado, também abrigará coordenadorias, a Delegacia Especializada de Atendimento à Infância e Juventude, que também deverá ser transferida, e a Escola Judiciária.
Também haverá um espaço para comércios e restaurantes, agências bancárias, Correios, posto da Guarda Municipal e uma área reservada à Prefeitura.
Com a mudança de local, o poder judiciário economizará R$ 850 mil por ano, recursos usados atualmente com aluguéis. Os dogueiros, que estão instalados no prédio desde quando começou a reforma do canteiro da avenida Afonso Pena serão transferidos para a Orla Ferroviária.