Capital

Temporal deixou clientes sem energia por até 20 horas na Capital

Paula Maciulevicius | 17/10/2012 09:43
A Enersul informou que foram colocadas 40 equipes para fazer o restabelecimento de 5,6 mil clientes afetados. (Foto: Rodrigo Pazinato)
A Enersul informou que foram colocadas 40 equipes para fazer o restabelecimento de 5,6 mil clientes afetados. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Os transtornos que começaram ainda na madrugada de ontem com a chuva e a ventania intensa só foram terminar para alguns campo-grandenses à noite. Sem luz desde as 2h30 da manhã, teve região que só viu as lâmpadas acenderem 9 horas da noite, no total foram quase 20h sem energia.

A Enersul informou que foram colocadas 40 equipes para fazer o restabelecimento de 5,6 mil clientes afetados. E que pela demanda ter sido pulverizada em determinados pontos, a demora é justificada por ter sido um trabalho de porta em porta.

A assessoria de imprensa do órgão comparou o caso com a situação do curto circuito no transformador de uma subestação de energia, ocorrido no último dia 21 e que deixou 35 mil clientes sem luz.

“Aquela vez foi num circuito só e resolveu rápido. Agora foi espalhado, de forma pulverizada e os atendimentos foram por ordem de informação”, disse o assessor de imprensa, Henrique Xavier.

A prioridade para restabelecer o fornecimento foi em escolas, supermercados, postos de saúde e delegacias de Polícia. No entanto, o 6º Distrito Policial, por exemplo, viu a eletricidade voltar às 20h. A delegacia permaneceu aberta, mas não havia como atender à população.

Foram 13 bairros atingidos: Vila Popular, Parque dos Poderes, Mata do Jacinto, Vila Albuquerque, Jardim Paulista, Jardim Alves Pereira, Vila Carlota, bairro Pioneiros, Universitário, Moreninha, Vila Piratininga, Santo Amaro e Jardim Centenário. E a principal causa, apontada pela Enersul foram quedas de árvores e objetos arremessados pela força do vento, contra os transformadores de energia.

Durante todo o dia de ontem foram mais de 10 mil ligações para o serviço de atendimento ao cliente da concessionária, muitas delas realizadas da mesma casa ou comércio. Segundo levantamento da Enersul, a terça-feira fechou com o proporcional de atendimentos realizados durante uma semana, mais de 700 ordens de serviço.

A comerciante Ana Lúcia Candeias Gaigher, 43 anos, viu a movimentação da mercearia que mantém na Vila Popular cair. No comércio, que funciona junto da casa, a luz voltou depois do meio-dia. Além de ela ter de ficar usando apenas a luz do dia, o prejuízo maior ainda nem foi contabilizado, a queima do freezer.

“Queimou meu freezer e eu uso bastante para o trabalho. Ele não era novo, mas tínhamos acabado de reformar”, comenta. Refrigerante e demais bebidas, ela não viu saída durante a manhã. “Ninguém quer levar pra casa quente né?”, argumentou.

O prejuízo de dona Ana Lúcia pode ser ressarcido. A concessionária de energia informa que para isso o consumidor precisa preencher o formulário de ressarcimento na página institucional da Enersul “Serviços Online Ressarcimento” e aguardar o retorno da empresa.

Se quem teve o prejuízo não tiver acesso a internet, pode também ligar na Central de Atendimento ao Cliente, pelo 0800-722-7272. É importante ressaltar que a solicitação pode ser feita apenas pelo titular da conta de energia e que o cliente não deve mandar o equipamento para o conserto antes pedir o ressarcimento da distribuidora.

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