Capital

Temporal deixa rastro de destruição após ventania, enchente e alagamento

Conforme a Defesa Civil, em 1h30 choveu 84 milímetros na Capital

Luana Rodrigues, com a redação | 08/12/2016 19:01
Alagamento Avenida Ernesto Geisel.  (Foto: Direto das Ruas)
Alagamento Avenida Ernesto Geisel. (Foto: Direto das Ruas)
Casa alagada no bairro Tiradentes.(Direto das Ruas)

Em cerca de uma hora e meia de chuva, árvores caíram, córregos transbordaram e ruas ficaram completamente alagadas em Campo Grande. Casas foram invadidas pela água e até uma unidade de saúde ficou alagada. O temporal também arrastou carros e pelo menos cinco pessoas precisaram ser resgatadas em meio a enxurrada.

Pelo último levantamento da Defesa Civil, choveu 84 milímetros na Capital. A chuva mais forte foi entre 13h e 14h30. Os ventos alcançaram os 40 quilômetros por hora.

A ventania derrubou árvores, mas a Defesa Civil ainda não tem um levantamento da quantidade de quedas. O que sabe até agora é que na Avenida Marques de Pombal, no bairro Tiradentes, uma árvore caiu em cima de um carro, que ficou bastante danificado. O incidente acabou atrapalhando o trânsito no sentido bairro/centro da avenida.

Também houve queda de árvore na Rua Japão, em cima dos fios de energia elétrica, e na Rua 13 de Maio, no Centro da cidade. Um Palio foi atingido pelos galhos e ficou com o teto completamente amassado. 

Na Pedro Celestino com a Maracaju, o muro de um estacionamento desabou. Apesar do estrago, ninguém ficou ferido. 

A água da chuva invadiu casas no Tiradentes e a UBS (Unidade Básica de Saúde) Dr. Milton Kojo Chinen, na Vila Nasser. Pacientes ficaram sem atendimento, já que acabou a energia no local.

“Por uns 45 minutos a água entrou pelo teto, houve vazamento nos cantos das paredes e inundou as salas de atendimento”, contou uma paciente, que aguardava para ser atendida e preferiu não se identificar. Utilizando rodo, funcionários tiveram de retirar a água do local.

Entrada de condomínio na rotatória da Avenida Ernesto Geisel com a Rachid Neder (Foto: Direto das Ruas)

Inundações - O temporal inundou vários pontos da cidade, mas o mais crítico foi na rotatória da Avenida Ernesto Geisel com a Rachid Neder, onde o córrego Segredo transbordou.

Cinco pessoas tiveram de ser resgatadas por um policial militar e funcionários de uma obra que trabalhavam próximo ao local.

A Ernesto Geisel também ficou inundada próximo ao Aero Rancho, onde o Rio Anhanduizinho transbordou.

A região Central da cidade também ficou alagada. Ruas e calçadas foram invadidas pela água.

Na Avenida Fernando Correia da Costa, já chegando na Rua Joaquim Murtinho, o córrego Prosa subiu rapidamente por volta das 14h30. O mesmo ocorreu mais adiante, na Avenida Ricardo Brandão com a Rua Bahia, onde a água tomou conta do cruzamento.

A Rua Taquari, no bairro Santo Antonio, ficou completamente alagada e a água chegou entrar nas casas. Na mesma região, a Rua das Andradas, ao lado do CMO (Comando Militar do Oeste), ficou intransitável e alguns veículos subiram na calçada, para que não fossem arrastados pela água.

Cratera se abriu na Rua das Balsas, no bairro Estrela do Sul. (Foto: Alcides Neto)

Cratera – Não bastasse os alagamentos, uma cratera se abriu na Rua das Balsas, no bairro Estrela do Sul – no norte de Campo Grande – logo após a chuva.

A tubulação de drenagem e de abastecimento de água ficou exposta e motoristas tiveram que desviar para não cair no buraco.

O medo dos moradores é que a chuva continue e que haja desmoronamentos, que comprometam definitivamente o acesso às casas. Uma família ficou ilhada.

(colaboraram Christiane Reis, Adriano Fernandes, Amando Bogo e Anahi Zurutuza)

Muro na Pedro Celestino. (Foto: Adriano Fernandes)
Resgate na Ernesto Geisel com a Rachid Neder. (Foto: Direto das Ruas)
Córrego transbordou em decorrência do temporal da tarde desta quinta (Foto: Direto das Ruas)
Rua Padre João Crippa. (Foto: Direto das Ruas)
Bairro Santo Antônio. (Foto: Marcos Ermínio)
Avenida Afonso Pena. (Foto: Direto das Ruas)
Bairro São Francisco. (Foto: Marcos Ermínio)
Ernesto Geisel, após chuva. (Foto: Adriano Fernandes)
Avenida Ricardo Brandão. (Foto: Direto das Ruas)
Cratera no Estrela do Sul. (Foto: Alcides Neto)
Rua da Flauta, bairro Tirandentes. (Foto: Direto das Ruas)
Centro da Capital. (foto: Direto das Ruas)
Bairro São Francisco. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no