Capital

TCE aprova inspeção sobre valor do aluguel do Hospital da Criança do SUS

Edivaldo Bitencourt | 06/11/2014 15:02
Hospital da Criança vai ser alvo de inspeção do TCE (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)
Hospital da Criança vai ser alvo de inspeção do TCE (Foto: Marcelo Calazans/Arquivo)

O TCE (Tribunal de Contas do Estado) aprovou, ontem (5), uma inspeção para avaliar o valor pago pela Prefeitura de Campo Grande pelo Hospital Sírio Libanês, no Centro. A unidade foi transformado no Centro Municipal Pediátrico, mais conhecido como Hospital da Criança do SUS (Sistema Único de Saúde).

É mais uma ofensiva contra a instalação da unidade, que foi criada para acabar com o déficit de médicos pediatras no atendimento de emergência da rede pública da Capital. O Conselho Municipal de Saúde também rejeitou o projeto encaminhado pelo prefeito Gilmar Olarte (PP) e o novo hospital não poderá receber recursos do SUS.

O pedido de averiguação pelo TCE foi feito pela vereadora Luiza Ribeiro (PPS). Ele colocou sob suspeita o pagamento de R$ 194 mil por mês pelo aluguel do hospital, que fica na Avenida Afonso Pena e tem cerca de 100 leitos.

O Ministério Público de Contas deu parecer pela averiguação prévia do estabelecimento. O procurador geral de contas, José Aêdo Camilo, acatou o argumento de que o projeto não foi debatido pela Câmara Municipal.

O relator do TCE, conselheiro Ronaldo Chadid, vai definir os auditores que vão compor a comissão que irá fazer a inspeção no prédio. Segundo a vereadora, o aluguel vai custar R$ 2,329 milhões por ano, o que representa 50% do total dos recursos comprometidos com a manutenção das unidades gestoras.

Nos siga no