Capital

Taxa de positividade em Campo Grande salta duas vezes acima da média estadual

Em duas semanas, relação de diagnósticos positivos por pessoas examinadas cresceu 15,9%

Jones Mário | 03/08/2020 10:19
Profissional aplica reagente em teste rápido para novo coronavírus (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Profissional aplica reagente em teste rápido para novo coronavírus (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A taxa de positividade dos exames para novo coronavírus no drive-thru de Campo Grande saltou 15,9% em duas semanas, crescimento mais de duas vezes superior à média estadual, de 7,17%.

Segundo dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), a estratégia de testagem no quartel central do Corpo de Bombeiros da Capital tinha, em 30 de julho, taxa de 10,2% diagnósticos positivos, ou seja, ao menos um a cada dez examinados estava com covid-19.

Na comparação com duas semanas antes - parâmetro recomendado por infectologistas, pois emula o período médio da infecção pelo vírus -, a taxa de positividade no drive-thru de Campo Grande era de 8,8%.

Taxas de positividade em Campo Grande e no Estado em 30 de julho (Infográfico: Reprodução/SES)

Até 30 de julho, o sistema no quartel dos Bombeiros havia feito 19.859 testes, entre sorológicos e por biologia molecular, com 2.018 diagnósticos positivos.

No Estado, a taxa de positividade fechou julho com percentual maior, de 20,9%, equivalente a duas pessoas infectadas a cada dez examinadas.

Duas semanas antes, no dia 16 de julho, a SES contabilizava índice de positivos em 19,5%.

Mato Grosso do Sul havia feito 116.235 exames para covid-19 até o dia 30 do mês passado. Destes, 24.287 foram confirmados para novo coronavírus.

Taxas de positividade em Campo Grande e no Estado em 16 de julho (Infográfico: Reprodução/SES)

Como já confirmado ao Campo Grande News pela médica infectologista Mariana Croda, da Faculdade de Medicina da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), o crescimento da taxa de positividade confirma a prevalência maior do vírus na Capital.

Boletim de ontem (2) da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) atualizou para 144 o número de pessoas mortas em decorrência da doença em pandemia.

Nos siga no