Capital

Tapetes ganham forma na 14 de Julho para procissão a partir das 15h

Mariana Lopes | 30/05/2013 09:01
Movimento de católicos começa cedo nesta quinta-feira (Foto: João Garrigó)
Movimento de católicos começa cedo nesta quinta-feira (Foto: João Garrigó)

Logo pela manhã desta quinta-feira (30), o movimento de católicos é grande ao longo da rua 14 de Julho, na região central de Campo Grande. Com baldes, pincéis, colas e pó de serra de todas as cores, paroquianos começam a dar forma ao tapete que mais tarde irá compor o cenário da passagem do Santíssimo Sacramento, na celebração de Corpus Christi.

Teve grupo que chegou às ruas para começar os trabalhos antes das 7h e já estava com os desenhos bem adiantados. O militar Ramão Jacinto Ajeda, 61 anos, conta que ele e os outros irmãos da comunidade Sagrada Família de Nazaré foram uns dos primeiros a chegar ao local e colocar a mão na massa.

A previsão é de que em mais uma hora e meia a parte do tapete que compete a eles esteja pronta. Para Ojeda, o resultado de todo o esforço se resume em gratificação. “A gente se sente útil, não há preço que pague o que é fazer esse trabalho para Deus”, explica o militar.

O momento também é de união dos grupos e de proliferar a fé da Igreja Católica. Os fieis da paróquia Nossa Senhora das Graças, do bairro Nova Lima, antes de iniciar qualquer trabalho, fizeram uma círculo no meio da rua e puxaram uma oração.

Para Ojeda, o resultado de todo o esforço se resume em gratificação (Foto: João Garrigó)
Oração para iniciar os trabalhos (Foto: João Garrigó)

“É para pedir a Deus que abençoe nosso dia, que dê tudo certo na confecção dos tapetes e tenhamos um resultado bonito ao final”, explica o vendedor Rodolfo Duarte, líder do grupo.

Quem chegou um pouco atrasado, como os paroquianos da igreja Cristo Redentor, vão precisar correr para não terminar o tapete muito tarde, pois às 13h30 todos precisam voltar à rua 14 de Julho para o início da procissão de Corpus Christi.

“Até organizar todo mundo, colocar tudo dentro do carro, verificar se não esqueceu nada, às vezes enrola, mas no final dá tudo certo”, justifica a cabeleireira Onita Boaventura de Oliveira, 62 anos. Ela ajudou a organizar o grupo com mais ou menos 25 pessoas.

Programação - Nesta quinta-feira, a rua 14 de Julho será enfeitada com os tapetes desde a avenida Fernando Corrêa da Costa até a avenida Mato Grosso. Os católicos têm até às 13h para finalizar a confecção dos desenhos.

Tapetes começam a ganhar forma (Foto: João Garrigó)
Católicos da paróquia Cristo Redentor chegaram atrasados para confeccionar o tapete, mas com ânimo para fazer bonito (Foto: João Garrigó)

Ainda durante a manhã de hoje, o arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, leva o Santíssimo aos doentes da Santa Casa, às 9h.

A missa campal terá início às 15h, na avenida Mato Grosso, esquina com a rua 14 de Julho, seguida pela procissão nos tapetes que deve começar às 16h, e encerra com a benção na avenida Fernando Corrêa da Costa.

Uma carreata com o Santíssimo Sacramento até o Hospital do Câncer será realizada às 18h30. Serão recolhidas doações de alimentos e material de higiene para idosos do asilo São João Bosco.

Segundo a Prefeitura de Campo Grande, o trecho da rua 14 de Julho entre as avenidas Mato Grosso e Fernando Corrêa da Costa será interditado para a organização da procissão.

Nos siga no