Capital

Subsecretária vai facilitar criação da UPA Veterinária, diz prefeito

Marquinhos Trad diz que as ongs que trabalham no setor vão participar da escolha do novo subsecretário

Leonardo Rocha e Jones Mário | 20/12/2019 12:22
Prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante reunião com a bancada federal (Foto: Jones Mário)
Prefeito Marquinhos Trad (PSD), durante reunião com a bancada federal (Foto: Jones Mário)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) disse que a criação da Subsecretaria do Bem-Estar Animal era necessária para facilitar a implantação da primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Veterinária, assim como o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para animais, que está sendo planejado por sua gestão.

“A UPA Veterinária para que tivesse avanço, precisava de uma Subsecretaria (Bem-Estar Animal). Esta criação vai dar um ‘upgrade’ neste projeto, assim como vou trazer o primeiro Samu veterinário para nossa cidade”, garantiu o prefeito, durante reunião com a bancada federal, na Esplanada Ferroviária.

Marquinhos diz que tais projetos que estão em andamento mostram o seu “compromisso” com a causa do “bem-estar animal”. Sobre quem irá comandar a nova pasta, o prefeito diz que a decisão passará também pelas Ongs (Organizações Não Governamentais) que trabalham no setor. “Vamos decidir este nome de forma democrática”.

Criação – Os vereadores aprovaram ontem (19) a criação da Subsecretaria do Bem-Estar Animal, que terá a intenção de formular políticas públicas direcionadas para 170 mil cães e 40 mil gatos que vivem, atualmente, no município. Para isto também foi dado aval para o conselho e fundo financeiro do novo órgão.

A prefeitura espera que com a subsecretaria, projetos como a UPA Veterinária possam ter grupo específico para supervisionar e coordenar o seu funcionamento. Para isto foi aberto também um crédito especial no valor de R$ 150 mil (pasta). Esta nova estrutura ficará responsável por promover ações, eventos e estudos sobre a proteção e defesa dos pequenos animais.

Ainda vai desenvolver projetos de educação para conscientizar a população sobre o tema, acompanhar ações de órgãos do setor e desenvolver programas de proteção aos animais em Campo Grande. Também fica autorizado a promover parcerias.

Nos siga no