Capital

Solurb suspende demissão de 120 trabalhadores após audiência no MPT

Nyelder Rodrigues | 31/03/2017 20:35
Audiência intermediou solução para o problema trabalhista (Foto: Divulgação/MPT)
Audiência intermediou solução para o problema trabalhista (Foto: Divulgação/MPT)

O MPT (Ministério Público do Trabalho) anunciou nesta sexta-feira (31) que prefeitura de Campo Grande e o consórcio CG Solurb, responsável pelos serviços de limpeza e coleta de lixo na Capital, entraram em acordo e suspenderam a demissão de 120 trabalhadores que atuam na varrição das ruas.

A medida resulta de um compromisso pactuado com os trabalhadores, incluindo ex-catadores de materiais recicláveis, após duas audiências realizadas pelo MPT em busca de um consenso sobre a questão.

A Solurb comunicou que será feita uma escala com os trabalhadores que desejarem ser dispensados, os quais receberão as verbas rescisórias típicas de uma demissão sem justa causa. A empresa e a prefeitura também se comprometeram a obter outras alternativas para equilibrar eventuais cortes no repasse de recursos.

Hoje, a Solurb emprega em torno de 1.250 funcionários nos serviços de varrição de vias, coleta, transporte e destinação final de resíduos domiciliares, pintura de meio fio, capina, roçada e raspagem manual e mecanizada de passeios, entre outros.

"Agradecemos o empenho das instituições envolvidas nesse processo em buscar uma solução que respeita a dignidade conferida a esses trabalhadores", destaca o procurador do Trabalho, Paulo Douglas Almeida de Moraes, que presidiu a audiência.

Nos siga no