Capital

Sociedade de Cardiologia realiza campanha de controle de pressão arterial

Flávia Lima | 08/05/2015 09:54
Alunos e profissionais de saúde oferecem serviços gratuitos. (Foto:Divulgação)
Alunos e profissionais de saúde oferecem serviços gratuitos. (Foto:Divulgação)

A Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso do Sul realiza neste sábado (9), das 8 às 11 horas, a campanha "Eu sou 12 por 8", em parceria com acadêmicos de Medicina e Nutrição da Uniderp-Anhanguera. A ação acontece na Praça Ary Coelho, centro da Capital. O evento pretende conscientizar a comunidade sobre riscos da hipertensão e oferecer orientações para evitar a doença.

Entre os serviços disponibilizados está o cálculo do índice de massa corporal (IMC), que tem a finalidade de avaliar se o indivíduo apresenta peso excessivo. Além disso, o público será conscientizado sobre os benefícios da alimentação saudável.

Aferição de pressão e medição da circunferência abdominal serão oferecidos pela Liga Acadêmica Cardiovascular da Uniderp, composta por alunos de Medicina. "A gordura aglomerada no abdômen proporciona maior chance de doenças cardiovasculares e complicações fatais", explica o cardiologista Christiano Pereira, diretor da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Estado.
.
A pressão alta não controlada é a responsável pela metade dos infartos no Brasil, que matam 115 mil pessoas por ano e ainda por mais da metade dos AVCs, com 105 mil óbitos. "Quem tem pressão alta pode reduzir em até 16,5 anos sua expectativa de vida", alerta o médico.

Nos siga no