Capital

Sistema prevê agendamento de consultas por telefone

Paula Maciulevicius e Luciana Brazil | 28/12/2012 11:30
Durante implantação, Trad ressaltou que o sistema põe fim às filas nos postos para agendamento de consulta. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Durante implantação, Trad ressaltou que o sistema põe fim às filas nos postos para agendamento de consulta. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) implantou oficialmente nesta sexta-feira (28), o Gisa (Gestão de Informação de Saúde), em Campo Grande. O sistema vai possibilitar o agendamento de consultas médicas por telefone e beneficiar usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) facilitando o acesso à própria rede de saúde.

Na implantação oficial, na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do bairro José Tavares do Couto, nesta manhã, Nelsinho disse que o sistema põe fim ao que se via anteriormente em postos de saúde, de pacientes dormindo na fila para fazer o agendamento.

O prefeito explicou também que o sistema serve de exemplo para Mato Grosso do Sul e todo País. Uma equipe do Ministério da Saúde vem ao Estado para avaliar o funcionamento do sistema.

Em Campo Grande são duas unidades que já estão com 100% dos módulos em funcionamento. No total, são 12 etapas e até 28 de abril, a Capital vai contar com 14 unidades pilotos.

A implantação do sistema começou em 2010, nos bairros Maria Aparecida Pedrossian e José Tavares do Couto. Segundo a prefeitura, as próximas unidades a receber o Gisa são o Hospital da Mulher, em janeiro e o CRS (Centro Regional de Saúde) das Moreninhas.

A meta é de que os 120 postos de atendimento de saúde do município tenham o sistema implantado em todos os módulos até 2014.

Na prática, o Gisa é todo informatizado e dispensa papéis. Até o prontuário passa a ser eletrônico e o médico, ao receitar o medicamento, consegue visualizar a disponibilidade do remédio na farmácia daquele ou do posto de saúde mais próximo.

A coordenadora de Tecnologia de Informação da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Luzia Alencar, explicou que essa integração de informações vai agilizar o atendimento

O sistema foi implantado em computadores com tela touch screen, o que dispensa a digitação. Independentemente do sistema, 64 unidades de atenção básica de saúde do município já atendiam em modelo de agendamento em qualquer horário, quando o paciente ia até o posto de saúde.

O telefone para agendar consultas é o 0800-707-4472 ou 162.

Nos siga no