Capital

Sinpol diz que investigador morto atuou em ação que deveria ter 10 policiais

Graziela Rezende | 29/01/2014 12:06

A morte do policial civil Dirceu Rodrigues dos Santos, 38 anos, e a agressão contra o investigador Osmar Ferreira, 39 anos, que, de folga e apenas em dois, partiram para a periferia da Capital, na noite de ontem (29), com a intenção de recuperar jóias roubadas, levantaram outro “antigo” questionamento da instituição: a falta de estrutura e efetivo da categoria.

Segundo o presidente do Sinpol/MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), Alexandre Barbosa, a ação que deveria ter de 5 a 10 homens contou apenas com dois policiais, que ele qualificou como sendo “heróis”.

“Há 15 anos, em uma investigação como essa, a Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos) sairia com no mínimo dez homens. Porém, sem investimentos do governo, ficamos vulneráveis a essa falta de estrutura e efetivo. Eu inclusive atuei por dois anos com o Dirceu e posso dizer que ele gostava muito da sua profissão, viva sem hora para dormir e almoçar, sempre em favor da sociedade”, afirma o presidente.

Por conta de mais uma ocorrência, o presidente garante que “continuará a bater na tecla do descaso com a categoria”. “Precisamos de mais viaturas descaracterizadas para fazermos aquilo que é nossa função: investigar e defender a sociedade. Estamos de luto com essa fatalidade, colocando panos pretos em todas as delegacias para demonstrar a nossa tristeza”, comenta o presidente.

Emboscada - A Polícia foi ao local na noite de ontem (28), no bairro Campo Nobre, porque recebeu a informação de que uma quadrilha estava “negociando” jóias por um valor muito inferior ao do mercado. A intenção era recuperar os objetos, inclusive uma corrente avaliada em R$ 80 mil.

Osmar, horas antes, ainda tinha ligado para um dos bandidos para negociar a compra da jóia, mas foi reconhecido pela travesti ao chegar ao imóvel. Ele foi imobilizado e agredido até desmaiar, enquanto que Dirceu foi rendido pelo bando. Ele foi morto com três tiros, sendo ainda obrigado a ajoelhar diante da quadrilha, segundo informações policiais.

Nos siga no Google Notícias