Capital

Simulação de acidente mobiliza 80 pessoas no aeroporto da Capital

Francisco Júnior e Viviane Oliveira | 29/04/2011 10:43

Ação chamou a atenção de curiosos que passavam pelo local

Queima de óleo simbolizou queda de aeronave em simulação (Foto: João Garrigó)
Queima de óleo simbolizou queda de aeronave em simulação (Foto: João Garrigó)

A simulação de um acidente aéreo mobilizou 80 pessoas no Aeroporto de Campo Grande na manhã desta sexta-feira (29). Durante a ação, foram usados uma aeronave, um helicóptero e várias ambulâncias.

Pessoas caracterizadas se passaram por vítimas do acidente e foram socorridas pelos voluntários em treinamento. Para simular o desastre aéreo foi colocado fogo em uma área do aeroporto. A fumaça preta chamou a atenção dos curiosos que passavam próximo do local.

A simulação durou pouco mais de 1 hora. “Esse é um treinamento dado pela Infraero, e visa aferir o aprendizado desses voluntários, bem como o tempo respostas dessas partes envolvidas caso ocorra um acidente”, afirmou o superintende da Infraero, Evandro Castilho Leite.

Os voluntários trabalham no Aeroporto e a simulação faz parte do CVA (Curso de Formação do Corpo de Voluntários de Emergência do Aeroporto) que eles participaram. Esse treinamento é realizado duas vezes por ano, sempre nos meses de abril e novembro.

A simulação envolveu a Infraero, Corpo de Bombeiros, Base Aérea, Defesa Civil, CMO (Comando Militar do Oeste), Quali Salva, Santa Casa e Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência).

Nos siga no