Capital

Sesau realiza testes rápidos de DSTs em Praças neste domingo

Testes buscam identificar doenças sexualmente transmissíveis em jovens e adolescentes

Izabela Sanchez | 06/07/2018 16:28
Testes ocorrem em praças movimentadas (Divulgação/PMCG)
Testes ocorrem em praças movimentadas (Divulgação/PMCG)

Nas Praças da Capital a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) por meio do IST/AIDS (Serviço de Infecções Sexualmente Transmissíveis), executa o Projeto “Viva Saúde Jovem”. O projeto vai realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite B em jovens e adolescentes neste domingo (08), a partir das 18h.

Conforme explica a Prefeitura, em casos de testes reagentes para HIV, é realizado um segundo exame de laboratório diferente do primeiro. O paciente é encaminhado para as unidades de referência para tratamento, em casos positivos. Já para sífilis, os casos reagentes serão encaminhados para a UBS/UBSF (Unidade Básica de Saúde/Unidade Básica de Saúde da Família) para notificação, tratamento e acompanhamento.

Para hepatite B, os casos reagentes são direcionados para referência para avaliação e conduta do especialista. É o segundo fim de semana que o Projeto nas Praças é realizado. No primeiro dia, o Projeto abordou 21 adolescentes que estavam na Orla Morena, altos da Avenida Afonso Pena, Parque das Nações Indígenas, tabacarias e outras praças. Foi confirmado um teste positivo para sífilis.

Dados da Sesau indicam 155 casos de HIV na população de 15 a 29 anos, em 2017, e 59 notificações de jovens e adolescentes até maio deste ano. Já em relação a sífilis, no ano passado foram notificados 797 casos, enquanto que em 2018, 448 notificações.

Nos siga no