Capital

Sesau realiza ações de diagnóstico de diabetes em posto do Nova Lima

Flávia Lima | 13/11/2015 11:37

A secretaria municipal de Saúde realiza esta sexta-feira (13), ações de combate e prevenção ao diabetes, cujo dia mundial de enfrentamento acontece neste sábado (14).

A partir das 13 horas, serão desenvolvidas, na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), atividades com o apoio de acadêmicos do curso de Enfermagem da Uniderp.

A população será atendida com testes de glicemia, orientações de tratamento da diabetes, avaliação do pé diabético, aferição de pressão, palestra, entre outras atividades.

A programação ainda inclui palestras sobre prevenção, cuidados e tratamento da doença, esclarecimentos sobre alimentação saudável e orientação com profissional de educação física.

“Também será realizada a avaliação do pé diabético com o objetivo de detectar a sensibilidade dos pés, fator que demonstra o nível de agravamento da doença”,diz a professora do curso de Enfermagem, Gislaine Medeiros. Estão disponíveis 15 vagas para o exame.

Entre os serviços prestados também estão aferição de pressão arterial, e exame de glicemia capilar, que consiste na retirada de uma gota de sangue da ponta do dedo para avaliar a quantidade de açúcar no organismo, o que ajuda a descobrir sinais do diabetes ou no monitoramento da doença

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pelo menos 250 milhões de pessoas no mundo têm a doença e, de acordo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 12 milhões estão no Brasil. Na Capital, 7,7% da população recebeu diagnóstico, conforme o Vigitel 2014, inquérito telefônico do Ministério da Saúde.

Serviço

Quem desejar receber atendimento na UBSF Fernando Arruda Torres deve chegar no horário. A unidade fica na Rua Zulmira Borba, s/nº, Bairro Nova Lima

Nos siga no Google Notícias