Capital

Sesau investiga terceira morte por gripe suína em Campo Grande

Aline dos Santos | 21/06/2012 12:18

A professora Jane da Silva Figueiredo, de 48 anos, morreu na última segunda-feira

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) investiga um terceiro óbito por gripe A, conhecida como gripe suína, em Campo Grande. A professora Jane da Silva Figueiredo, de 48 anos, morreu na última segunda-feira na Santa Casa.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Erci Hirota, foi coletado material para exame da paciente. Neste ano, a gripe provocada pelo vírus H1N1 foi confirmada como a causa da morte de dois jovens na Capital.

Diretora da escola estadual Silvio de Oliveira dos Santos, ela deu entrada no Prontomed (parte da Santa Casa que atende planos de saúde e particular) no dia 31 de maio. Conforme a família, o primeiro diagnóstico, em outro hospital, havia sido virose. Porém, com muita dor nas costas e falta de ar, ela buscou atendimento na Santa Casa.

No início, as visitas eram permitidas somente com máscaras, uma medida de proteção em caso de gripe A, mas, depois, segundo familiares, um exame descartou a doença e o uso de máscara foi dispensado. A paciente tinha pneumonia, que pode ser uma das consequências da gripe.

No entanto, conforme um familiar, na sexta-feira foi diagnosticado, por meio de biópsia, câncer no pulmão. “Agora, a gente fica em dúvida sobre o que aconteceu de fato”, diz uma parente de Jane, que pediu para não ser identificada. A professora foi velada na última terça-feira no Jardim das Palmeiras.

Neste ano, a Sesau contabiliza 48 casos investigados de gripe A, sendo 12 confirmados e 21 descartados. A doença causou as mortes de André dos Santos Frois, de 27 anos, e Carlos Roberto Ramires, também de 27 anos.

A pandemia de gripe A foi registrada em 2009. Desde então, o Ministério da Saúde definiu público específico para receber a imunização todos os anos: idosos, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes, indígenas e trabalhadores em saúde.

Nos siga no Google Notícias