Capital

Servidores municipais poderão fazer exames gratuitos para detectar cânceres

Ação é resultado de parceira entre Hospital de Câncer Alfredo Abrão e o IMPCG. Ela acontece das 7 às 16 horas

Geisy Garnes | 28/10/2021 18:19
Os atendimentos organizados pelo IMPCG e pelo Hospital de Câncer acontecem na Carreta da Prevenção (Foto: HCAA)
Os atendimentos organizados pelo IMPCG e pelo Hospital de Câncer acontecem na Carreta da Prevenção (Foto: HCAA)

Neste sábado (30), servidores municipais de Campo Grande terão a oportunidade de realizar gratuitamente exames de mamografia, preventivo e PSA (usado para rastrear o câncer de próstata), em uma ação conjunta entre Hospital de Câncer Alfredo Abrão e o IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande). Com finalidade de promover conscientização e saúde em homens e mulheres, o evento faz parte dos trabalhos desenvolvidos nas campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul.

Os atendimentos serão feitos na Carreta da Prevenção do Hospital de Amor, que fica estacionada na unidade hospitalar da Rua Marechal Rondon, próximo ao cruzamento com a Avenida Presidente Ernesto Geisel.

Das 7 às 16 horas, equipes do Instituto e do Hospital do Câncer vão receber mulheres e homens para exames de mamografia, preventivo e PSA, usado para rastrear o câncer de próstata em pacientes assintomáticos.

Segundo Camilla Nascimento de Oliveira, diretora-presidente do IMPCG, esse é o primeiro evento aberto ao público desde que as restrições sociais para evitar o contágio do Coronavírus foram decretas em Campo Grande. Justamente por isso, a campanha tem um peso ainda maior, relembrar a importância do cuidado frequente com a saúde.

“Existe nosso receito desse um ano e meio, até pela orientação de ficar em casa, das pessoas não terem feito esse acompanhamento. Temos essa preocupação. Precisa relembrar às pessoas para cuidar de si mesmo, não existe só a covid-19”, reforçou a diretora-presidente.

Camilla lembra que os altos índices do câncer de mama e de próstata no país, despertam ainda mais para a necessidade da prevenção. “No câncer de mama são 60 mil novos casos ao ano. Precisa fazer a prevenção, o diagnóstico precoce. Em relação ao câncer de próstata, precisamos gerar conscientização a essa prevenção, ainda existem muitos tabus. Os homens e as mulheres precisam estar atentos aos sinais que o corpo promove”.

No sábado, serão oferecidos 100 exames de PSA, 80 preventivos e 40 mamografias. Inicialmente, o público-alvo são servidores conveniados ao SERVIMED (Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Campo Grande) e seus beneficiários, mas a expectativa é que o atendimento seja aberto a população em geral ao longo do dia. Toda a ação é gratuita.

Prevenção – Desde 1990, o mês de outubro é usado para conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Em 2020, cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados em todo o mundo.

No Brasil, dados divulgados pelo Inca (Instituto Nacional de Câncer), foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade pela doença entre as mulheres do país. Com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Com o fim de outubro, começa a campanha Novembro Azul, volta para a saúde do homem. O principal objetivo é conscientizar a população masculina da necessidade de cuidar do corpo e realizar, periodicamente, o exame que promove o diagnóstico do câncer de próstata. 

Dados do INCA revelam que esse tipo de câncer é o mais comum entre a população masculina e representa 29% dos diagnósticos da doença no país. Os levantamentos apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano no Brasil, entre 2020 e 2022.

Nos siga no