Capital

Sem vaga no CTI, Santa Casa cancela cirurgia sem transfusão de sangue

Viviane Oliveira | 18/10/2011 13:22

Por falta de vaga no CTI (Centro de Terapia Intensiva), não foi realizada a cirurgia com aparelho inédito no Estado que estava marcada para às 7 horas desta terça-feira (18), na Santa Casa de Campo Grande.

De acordo com a biomédica Paula Cristina Frutuoso, do Estado de São Paulo, que iria manusear o aparelho hoje, a cirurgia será agendada novamente.

A paciente de 55 anos sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ela faria uma hoje uma neurocirurgia. O aparelho foi solicitado pela família por conta da religião. Ela é seguidora da igreja Testemunha de Jeová que não permite a transfusão sanguínea.

Aparelho - Trata-se de uma máquina chamada de Recuperação Intra-operatória de Sangue. A máquina já existe há 25 anos e é pouco conhecida, sendo usado em intervenções cirúrgicas sem transfusão.

Nessa cirurgia a utilização da máquina é necessária porque a paciente é seguidora da igreja Testemunhas de Jeová no Brasil, que não admite a transfusão de sangue.

Conforme a biomédica, o sangue é aspirado pela máquina, filtrado, centrifugado, lavado e somente a hemácias (glóbulos vermelhos) é devolvida para o paciente. O tempo todo que a pessoa tiver em trabalho cirúrgico, a máquina estará trabalhando.

Várias técnicas médicas foram desenvolvidas para auxiliar no tratamento do paciente com o próprio sangue no período da cirurgia. Estes medicamentos são utilizados com frequência em cirurgia torácica, vascular e cardiovascular, onde a utilização de sangue é muito alta.

Nos siga no Google Notícias