Capital

Sem repasse da Prefeitura, Santa Casa atrasa salário de funcionários

Carlos Martins | 09/01/2013 12:03
Sem receber repasse, Santa Casa não pagou funcionários. (Foto: Arquivo)
Sem receber repasse, Santa Casa não pagou funcionários. (Foto: Arquivo)

Às voltas com uma crise financeira, cuja dívida ultrapassa os R$ 100 milhões, a Santa Casa de Campo Grande ainda não recebeu o dinheiro que deveria ter sido repassado pela Prefeitura para fazer o pagamento dos salários de dezembro dos funcionários. Ontem, eles foram informados pela direção que não havia recursos disponíveis para o pagamento. Segundo a presidência, problemas burocráticos, por causa da fase de transição com a entrada do novo prefeito, Alcides Bernal (PP), impediram que fosse feito o repasse dos recursos.

A folha de pagamento do hospital é de R$ 4 milhões. Um trabalhador, que ligou para o Campo Grande News, reclamou que a direção esperou para avisar somente ontem, dia 8, um dia após o quinto dia útil determinado por lei para que o pagamento seja feito. “Eu estava contando com o dinheiro para pagar as contas quando fui surpreendido com um aviso colocado próximo aos cartões pontos, dizendo que o pagamento não seria feito porque não tinha dinheiro”, disse o funcionário.

O diretor da Junta Interventora da Santa Casa, Issan Moussa, disse que o repasse é feito pela Prefeitura, que é a gestora dos recursos provenientes do Governo Federal, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), do Governo do Estado, e também do próprio município. “O dinheiro já está disponível, na fundação, mas problemas burocráticos impediram o repasse e, infelizmente, não temos a folha provisionada”, disse o presidente

Ele informou que ontem esteve reunido com os secretários de Saúde, Ivandro Corrêa Fonseca, e de Planejamento, Finanças e Controle, Wanderley Ben Hur da Silva para discutir a questão. “É uma fase de transição, tem a questão da ordenação da despesa, é um problema burocrático e esperamos que tudo esteja resolvido até o fim da semana”, afirmou. A reportagem procurou o secretário Wanderley Ben Hur, mas ele estava em uma reunião e a assessoria ficou de dar retorno.

Nos siga no