Capital

Sem 'lampadinhas', totens iluminados formam decoração de Natal do Centro

Nyelder Rodrigues e Kleber Clajus | 13/12/2017 21:17
Totens iluminados substituem tradicionais lâmpadas que ficavam sobre a rua no Natal (Foto: Paulo Francis)
Totens iluminados substituem tradicionais lâmpadas que ficavam sobre a rua no Natal (Foto: Paulo Francis)

A decoração de Natal de 2018 trouxe novidades para a população. As tradicionais lâmpadas que cruzavam a rua 14 de Julho foram substituídas por 16 totens iluminados e inspirados na cultura japonesa para celebrar a data mais especial do cristianismo e também uma das mais imporantes para o comércio.

Instaladas pela ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), em parceria com a prefeitura, as estruturas conta com lâmpadas de LED e custaram, ao todos, R$ 80 mil. Artesãos auxiliaram na decoração.

"O que ocorreu aqui e em outros lugares foi uma parceria para decorar a cidade, algo que adotamos em vários setores e temos conseguido algum êxito. Ninguém governa sozinho", comenta o prefeito Marquinhos Trad (PSD).

No início, quem passa pelo Centro sente que está faltando alguma coisa na decoração. "Eu achei que seriam luzes daquelas de sempre, que são tradicionais e acho que são melhores", diz Josileia Siqueira, de 35 anos. Diferente de Josileia, o marido dela, o porteiro Marco Brito, de 41 anos, reconhece que apenas achou "diferente".

"Achei bonito e chamou a atenção", diz o operador de caixa Luan Felipe Torres, de 21 anos, que foi acompanhado dos pais, Maria do Socorro Antunes Vieira, de 66 anos, e José Vieira Veiga, de 74. Eles são do Coophavilla II e foram comprar o presente de Maria, mas que será revelado apenas no Natal.

Conforme o presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, a ideia da decoração este ano não era só iluminar a rua 14 de Julho durante à noite, mas que ela também pudesse ser vista durante o dia. "É uma mudança um tanto diferente, mas também estamos projetando algo para depois da revitalização que deve começar em fevereiro de 2018", frisa.

Ampliado - O comércio teve horário estendido até o dia 30 de dezembro. Com isso as lojas permanecem abertas de segunda a sábado até às 22h e aos domingos às 18h. Shoppings, supermercados e hipermercados operam de forma especial das 9h às 19h no dia 24 e das 9h às 18h no dia 31. Não haverá funcionamento em 25 de dezembro e 1º de janeiro.

Durante todo o período a PM (Polícia Militar) deve manter 1,3 mil servidores reforçando o patrulhamento da Capital. Serão ao menos 400 homens e mulheres distribuídos diariamente.

Nos siga no