Capital

Sem idosos ou crianças, missas de domingo voltam com máscaras e distanciamento

Seguindo normas de prevenções, parte dos fiéis frequentaram missa presencial em igrejas tradicionais como São José

Tainá Jara | 26/04/2020 11:07
Na Paróquia Cristo Rei, fiéis tiveram de utilizar máscaras e manter distanciamento de segurança para assitir missa presencial (Foto: Divulgação/Paróquia Cristo Rei)
Na Paróquia Cristo Rei, fiéis tiveram de utilizar máscaras e manter distanciamento de segurança para assitir missa presencial (Foto: Divulgação/Paróquia Cristo Rei)

Sem a presença de idosos e crianças, com uso de máscaras e distanciamento de segurança, os fiéis começam a se sentir seguros para retomar a rotina das tradicionais missas dominicais, nas igrejas de Campo Grande. Paróquias como a São José e a Cristo  Rei programaram celebrações para este domingo. A Perpétuo Socorro, no entanto, mantém exclusivamente as transmissões online.

Desde o dia 18 de abril, depois de decisão judicial, as igrejas e templos religiosos, estão autorizadas a realizar celebrações presenciais. As católicas devem seguir normas estabelecidas pelo decreto municipal e também pela Arquidiocese de Campo Grande.

De acordo com o arcebispo metropolitano, Dom Dimas Lara Barbosa, apesar de estarem autorizadas desde a semana passada a realizar as missas, a maioria das paróquias e comunidades optaram por retomar as atividades na segunda-feira. “A maioria foi introduzindo as celebrações durante a semana, inclusive ontem, sábado”. Hoje, porém, com a tradicional missa dominical, foi o dia de mais movimento nas igrejas da Capital.

A Paróquia São José, localizada na região central da Capital, divulgou nas redes sociais programação para esta semana. Publicação da tarde de ontem, alertou que ainda não é recomendada a participação de fiéis do grupo de risco, como crianças até 12 anos, idosos de 60 anos ou mais, portadores de problemas cardíacos e respiratórios e gestante. Também é foi solicitado que as pessoas chegassem com meia hora de antecedência.

Celebrações estão previstas de segunda a sábado, entre às 6h15 e 18h, nas quartas-feiras às 6h15m 12h e 18h; e domingo às 6h14, 7h30, 09h, 16h30 e 18h.

Luvas e álcool gel também foram distribuidos (Foto: Divulgação/Paróquia Cristo Rei)

Na Paróquia Cristo Rei, na Coophavilla II, as missas presenciais foram retomadas neste domingo com medidas de prevenção. Os fiéis precisaram utilizar máscaras, produzidas pela Pastoral Social, e respeitar o distanciamento de segurança.

Mesmo assim, as duas igrejas mantiveram as transmissões ao vivo para os fiéis que optarem por não comparecerem as unidades.

Perpétuo Socorro – Como chega a receber cerca de 30 mil fiéis em um único dia, o Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizado na Avenida Mato Grosso,  vai manter exclusivamente as celebrações online.

Às quartas-feiras, quando são realizadas as novenas de hora em hora, o local recebe um grande número de fiéis de várias regiões da cidade. “É um lugar de peregrinação. Seria difícil controlar o fluxo de pessoas. Mas pode ser que mais algumas também não tenham iniciado”, explicou o arcebispo.

Nos siga no