Capital

Sem energia por 3 dias, dona de casa fala em acionar Justiça

Elverson Cardozo | 18/10/2012 16:10
Consumidora mostra conta de energia que pagou este mês:  R$ 198,98. (Foto: Minamar Junior)
Consumidora mostra conta de energia que pagou este mês: R$ 198,98. (Foto: Minamar Junior)

Desde o temporal que atingiu Campo Grande no início da semana, a dona de casa Marisa Marques, de 60 anos, está sem energia. O problema começou na madrugada de segunda-feira (15), às 2h30, quando parte de um pé de manga plantado no quintal de um vizinho - que mora na mesma rua - caiu sobre a rede elétrica.

A Enersul foi acionada, enviou técnicos na terça-feira (16) de manhã, mas o problema na residência de dona Marisa não foi solucionado. O imóvel fica nos fundos de um terreno localizado na avenida Constantino, na Vila Anahy.

Marisa diz ter perdido as contas de quantas vezes ligou para o 0800 da Enersul e obteve a mesma informação: “É preciso aguardar”. De tanto que esperou, alguns dos alimentos que estavam na geladeira estragaram. O prejuízo passa dos R$ 150,00. Para não perder mais, ela está puxando energia, por uma extensão, da casa da frente, que não foi atingida.

“Ontem eu liguei o dia todo, desde às 5h da manhã. Hoje eu leguei novamente, às 8h, e dei 30 minutos para eles resolveram ou chamaria a imprensa”, relatou.

Na casa onde moram 5 pessoas, sendo 3 crianças, a janta teve de ser substituída por lanches comprados. Fazer comida no escuro é tarefa impraticável. A máquina de lavar roupas está parada e as peças sujas só aumentam no tanque.

Ao mencionar os prejuízos para os atendentes da empresa, contou, a orientação que recebeu foi a de registrar, em fotos, o que perdeu. “Disseram que eu poderia fotografar as perdas para ter ressarcimento na próxima fatura”, afirmou.

Em todos os 7 cômodos há velas espalhadas. Para a dona de casa, o que mais causa indignação é saber que a última conta, com vencimento em setembro, foi paga em dia e o valor não foi baixo: R$ 198,28. A média, ao mês, é de R$ 200,00.

Sem energia, dona Marisa teve de espalhar velas pela casa. (Foto: Minamar Junior)

“É um descaso, um desrespeito, é constrangedor. Eu concordo que a demanda é muita, mas não é possível que eles não arrumem 10 minutos”, disse. “Na hora de cortar eles vem e não querem nem saber”, acrescentou, ao dizer que pretende acionar a justiça. “Ou eles agem conforme a lei ou eu vou buscar o meu direito”, avisou.

“Um dia a gente até espera, mas três dias?”, questionou a filha, Angélica Marques Cardoso, de 37 anos.

Na casa onde a árvore caiu, o proprietário, Wilson Alves, de 56 anos, também reclama da situação. A energia está funcionando em apenas dois dos quatro cômodos da casa. “Voltou só uma fase”, disse.

O vendedor autônomo também já acionou a Enersul e recebeu a mesma orientação da dona de casa. “A gente paga caro e é mal atendido”, completou.

Fato isolado - A assessoria de imprensa da Enersul informou que a situação será apurada e que o interesse da empresa é manter todos os clientes ligados. A companhia classificou o caso como “isolado” e disse que pode ter havido falha na comunicação do consumidor para a central de atendimento.

Ainda de acordo com a assessoria, o cliente que se sentir prejudicado pode – e deve – procurar ressarcimento junto à empresa. Nos dias 16 e 17 de outubro, a Enersul registrou 34.406 chamadas em decorrência do temporal, isso significa aumento de aproximadamente 300% do estimado para um dia de chuva forte.

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