Capital

Sem empresa de limpeza, prefeitura faz mutirão em cemitérios

Zana Zaidan | 22/10/2013 18:42
No cemitério Cruzeiro, mais de 50 homens se revezam em regime de urgência para limpeza (Foto: Cléber Gellio)
No cemitério Cruzeiro, mais de 50 homens se revezam em regime de urgência para limpeza (Foto: Cléber Gellio)

Os dois cemitérios públicos municipais de Campo Grande, Santo Amaro e Cruzeiro, vão estar com a manutenção em dia para visitação no feriado de Finados, 2 de novembro. Pelo menos é o que espera a prefeitura, que estabeleceu mutirão para limpeza dos túmulos, capina e conservação das calçadas do entorno.

A dez dias da data em que os cristãos fazem nos cemitérios, a urgência acontece porque a prefeitura está sem empresa para fazer o serviço.

Desde o dia 17, servidores municipais que tem como atribuição cuidar da manutenção de vias, escolas, Ceinfs, e outros espaços públicos, alocados na Seintrha (Secrataria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), foram remanejados para fazer o mesmo serviço temporariamente nos dois cemitérios: no Santo Amaro são 64 encarregados, enquanto no Cruzeiro, 54 funcionários receberam a função. O trabalho é feito diariamente das 7 às 17 horas.

 

 

No Santo Amaro, a limpeza para receber a população no feriado de Finados também já começou (Foto: Cléber Gellio)

Acúmulo de funções - O grupo remanejado foi informado que o contrato com a empresa especializada foi cancelado e que, por isso, precisariam trabalhar nos cemitérios. “Explicaram, mas garantiram que em 15 dias voltaríamos à rotina normal”, conta um dos trabalhadores. Nenhum deles quis se identificar porque a prefeitura não autorizou os servidores a passar informações sobre a medida.
Além da limpeza, o trabalho de coveiro também tem sido feito pelos remanejados. “Final de semana que fica mais complicado, porque o certo era ter quatro pessoas para conseguir carregar um caixão. Mas só ficam dois, e aí complica para nós, e contamos com a ajuda de um parente do morto para dar conta”, relata outro funcionário.

Por duas vezes, a prefeitura de Campo Grande revogou a concorrência aberta para a contratação de empresa especializada para manutenção dos cemitérios. No dia 5 de setembro, a decisão foi publicada no Diário Oficial da cidade. No dia 17, o Executivo adiou pela segunda vez o pregão para escolha da empresa.

Nos siga no