Capital

Sejusp marca reunião com agentes penitenciários para próxima terça-feira

Evelyn Souza | 02/08/2013 19:32
Agentes manifestam contra superlotação nos presídios.
Agentes manifestam contra superlotação nos presídios.

O secretário de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, disse nesta sexta-feira (2) que as determinações judiciais para recebimento de presos em unidades penais do Estado devem ser cumpridas e que acredita na responsabilidade dos agentes penitenciários.

Segundo ele, uma reunião com representantes do sindicato e o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração Penitenciária (Agepen), coronel Deusdete de Oliveira, está marcada para a próxima terça-feira (6).

Jacini disse que a abertura do concurso público para 230 vagas e estudos junto ao governo federal, que visa recursos para a construção de novos presídios, devem atender as demandas do sistema penitenciário.

“Já possuímos junto ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen/Ministério da Justiça) três projetos cadastrados para a criação de 1.348 novas vagas em Campo Grande. Serão edificadas duas cadeias públicas masculinas, com capacidade para 603 e 338 internos respectivamente, e uma unidade penal feminina, com capacidade para 407 internas”, detalhou o secretário.

Ainda de acordo com Jacini, a reivindicação de Plano de Cargos e Carreira da categoria também está sendo analisada pelo governo estadual.

Desde quinta-feira (1) agentes penitenciários impedem que o Complexo Penitenciário receba novos presos. Até o momento, 7 detentos foram recusados e voltaram para celas de delegacias da Capital. O motivo, segundo a categoria, é a superlotação dos presídios e as condições de trabalho. 

 

 

Nos siga no