Capital

Secretário diz que SUS não contabiliza atendimento em clínica particular

Aline dos Santos | 06/12/2011 12:45

Ele contesta dados de auditoria do Tribunal de Contas da União

O desempenho ruim de Mato Grosso do Sul na auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre tratamento de câncer é contestado pelo secretário municipal de Saúde de Campo Grande, Leandro Mazina Martins.

Segundo ele, na Capital, o tratamento de radioterapia é oferecido no Hospital do Câncer e na clínica Neorad. Porém, os atendimentos feitos na clínica particular e pagos pela prefeitura e governo não são contabilizados pelo Datasus (Departamento de Infomática do Sistema Único de Saúde). “Por isso o resultado ruim”, explica o secretário.

Com o setor de radioterapia do HU (Hospital Universitário) fechado há três anos, a clínica particular Neorad foi contratada pelo poder público para atender aos pacientes.

Em um dos contratos, datado de novembro do ano passado, a clínica recebeu R$ 1 milhão pelos serviços prestados em quatro meses. Na época, a fila de espera, conforme o MPF (Ministério Público Federal), chegava a 170 pessoas. Diante da situação emergencial, o órgão aceitou a medida como solução temporária.

De acordo com a assessoria de imprensa do HU, um último equipamento está sendo licitado para que o serviço de radioterapia seja reativado. A Vigilância Sanitária Estadual exigiu a compra de um carrinho com desfibrilador, utilizado em manobras de ressuscitação. “Vamos reativar o mais rápido possível”, garante o secretário.

Nos siga no Google Notícias