Capital

Secretário diz que redução dos serviços de limpeza não irá dificultar combate

Flávia Lima | 21/12/2015 13:25
Secretário de Saúde, Ivandro Fonseca participou nesta segunda-feira de caminhada contra a dengue. (Foto:Marcos Ermínio)
Secretário de Saúde, Ivandro Fonseca participou nesta segunda-feira de caminhada contra a dengue. (Foto:Marcos Ermínio)

O secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, acredita que a redução em 80% do serviço de limpeza urbana realizado pela Solurb, por determinação da prefeitura, não deve impactar nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira, durante a  2ª Caminhada de Combate à Dengue, que percorreu as ruas da região central.

De acordo com a determinação, que não detalha justificativa, os serviços de varrição de ruas, capina e limpeza de boca de lobo, que antes eram executados em 58 áreas, agora ficará restrito a apenas quatro, entre elas a região central.

Porém, grandes regiões, como Autonomista, Santa Fé, Carandá e Mata do Jacinto, que também apresentam grande contingente populacional, também não receberão mais o serviço.

Segundo Ivandro, quando a prefeitura elaborou o cronograma e planejamento das ações de limpeza e mutirões nos bairros, já não contava com os trabalhos executados pela Solurb.

“Estamos utilizando nosso próprio contingente, com funcionários da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação) e associações comunitárias. Desde o início das ações foi assim. O pessoal da Solurb nunca foi incluído em nosso plano d combate”, enfatiza.

Já o superintendente executivo do Consórcio CG Solurb, Elcio Terra, afirma que a suspensão dos serviços de varrição contribui com o acúmulo de utensílios descartáveis e de plástico, que podem se transformar em criadouros do mosquito, principalmente durante esse verão, que deverá ser o mais chuvoso dos últimos anos.

Nos siga no