Capital

Secretário detalha sistema eletrônico de solicitações para vereadores

Flávia Lima e Kleber Clajus | 23/04/2015 10:48
Secretário Valtenir Brito esteve na sessão da Câmara nesta quinta-feira. (Foto:Kleber Clajus)
Secretário Valtenir Brito esteve na sessão da Câmara nesta quinta-feira. (Foto:Kleber Clajus)

O secretário Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Valtenir Alves de Brito esteve na sessão da Câmara Municipal da Capital na manhã desta quinta-feira (23) para apresentar aos vereadores e conselheiros regionais o sistema eletrônico de registros de solicitações de melhorias nos bairros.

Batizado de Gsol, o sistema desenvolvido pelo Instituto Municipal de Tecnologia da Informação vai permitir ao cidadão solicitar obras de melhorias como tapa buracos e limpeza nas vias, além de permitir ao solicitante o acompanhamento do pedido.

O Gsol já está em fase de teste através de um link no site da prefeitura e deverá ser lançado oficialmente dia 28, quando será apresentado a lideranças comunitárias . “Queremos garantir transparência ao cidadão, que poderá acompanhar sua solicitação. Também haverá um mapa com as áreas de maior número de solicitações da cidade”, disse Valtenir.

O próximo passo é adaptar esse sistema para que ele funcione como aplicativo no celular. Sobre obras em andamento na cidade, o secretário disse que a ordem de serviço para o início da primeira etapa de construção do corredor de transporte coletivo Sudoeste, que contempla a Rua Brilhante, a Avenida Bandeirantes e a Travessa Guia Lopes, por onde as obras terão início.

Ainda de acordo com Valtenir Brito, a abertura das propostas das empresas que concorrem as obras de recapeamento da Avenida Bandeirantes e da Rua Brilhante serão abertas dia 13 de maio.

Ao todo, o corredor deve ter investimento de R$ 28,8 milhões provenientes do PAC Mobilidade (Programa de Aceleração do Crescimento), que soma um total de R$ 180 milhões. Os corredores do transporte coletivo tem o objetivo de dar agilidade, com aumento da velocidade média dos ônibus em 36%, passando de 22 km/h para 30km/h.

Apesar de o modelo ser o BRT (Bus Rapid Transit), também conhecido como VLP (Veículo Leve sobre Pneus), somente a avenida Marechal Deodoro terá pontos de embarque e desembarque no canteiro central.
Com 21,7 quilômetros, o corredor exclusivo Sudoeste terá início no Terminal Aero Rancho, seguindo pela avenida Marechal Deodoro. Continuará pela avenida Bandeirantes, entra na Afonso Pena e segue até o Shopping Campo Grande, onde retorna pela outra pista, seguindo até em frente do Circular Militar, na rua Guia Lopes. De lá, passará pela rua Brilhante até atingir o Terminal Bandeirante e o Aero Rancho (pela avenida Marechal Deodoro).

Já quanto as obras de intervenção da região do Anhanduí, ele afirmou que os lotes 1 e 3 já tiveram a licitação publicada. Outro ponto destacado pro ele durante visita à Câmara é quanto as operações de tapa buracos. Valtenir ressaltou que a intenção é reduzir o numero de operações convertendo em ações de recapeamento. “Queremos um percentual de 60% para recapeamento e 40% para tapa buracos. Hoje são 20% no recapeamento e 80% no tapa buracos”, diz.

Apesar dos cortes feitos pela União em todos os ministérios, o secretário acredita que os recursos do PAC não sofrerão redução, já que são provenientes dO FGTS, porém ele aguarda um balanço dos ministérios.

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