Capital

Secretarias terão servidor responsável para ajudar no controle da dengue

Flávia Lima | 12/01/2016 13:48

As 14 secretarias que compõem a estrutura administrativa do governo do Estado terão um funcionário que irá auxiliar nos trabalhos do comitê de combate à dengue.

O projeto, batizado de “Colaborador Voluntário", deve ser lançado nos próximos dias pelo governo do Estado e terá o objetivo de selecionar um funcionário de cada secretaria, órgão e autarquia para ficar responsável pela manutenção do setor em que atua. Ao todo, quase 50 departamentos terão um servidor responsável por esse monitoramento.

Segundo o coordenador estadual de controle de vetores, Mauro Lucio Rosa, além de verificar se os companheiros de trabalho estão mantendo a limpeza do prédio, evitando o acúmulo de objetos que possam se transformar em focos do Aedes aegypti, o colaborador voluntário será um elo entre o comitê e o órgão em que trabalha, fazendo relatórios diários sobre os problemas observados.

Até mesmo colegas que apresentem sintomas de dengue, zika vírus ou chikungunya deverá ser relatado pelo servidor escolhido, que também poderá fazer o encaminhamento necessário.

"Ele será escolhido pelo gestor e será uma referência. Dessa forma o trabalho de vistoria não dependerá apenas do agente de saúde", afirma Mauro Lucio.

Ainda segundo Mauro, o servidor terá uma agenda a cumprir e poderá solicitar a aplicação de larvicidas ou qualquer outro procedimento, caso localize um foco do mosquito. "Essa pessoa é quem irá nos alertar", enfatiza.

Para isso, os servidores escolhidos passarão por capacitação junto aos técnicos da Sesau para compreender a evolução no Aedes e as formas de combate e prevenção. 

 

Nos siga no Google Notícias