Capital

Secretaria irá investigar guarda que atirou no portão de vizinho

O servidor trabalha há 10 anos na corporação e será afastado durante as apurações do caso, que aconteceu no Universitário

Geisy Garnes e Clayton Neves | 26/06/2020 17:51
Marca de tiros no portão e marcas de sangue na calçada (Foto: Paulo Francis)
Marca de tiros no portão e marcas de sangue na calçada (Foto: Paulo Francis)

A SESDES (Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social) irá investigar o guarda municipal que deu dois tiros no portão de vizinho, no bairro Universitário, durante confusão envolvendo dois pitbulls, na manhã desta sexta-feira (26). Ele trabalha há 10 anos na corporação e será afastado durante as apurações.

Ao Campo Grande News, o secretário Valério Azambuja afirmou que a situação ainda não foi comunicada oficialmente a secretaria, mas que já está ciente do caso e vai pedir informações para a Polícia Civil sobre o boletim de ocorrência registrado contra o servidor, que trabalha na equipe de patrulhamento da cidade.

Segundo o secretário, a intenção é entender os motivos que levaram o guarda municipal a usar a arma para “intervir” na briga dos cachorros. “Queremos saber o motivo de ter utilizado uma arma que é do poder público e tem toda uma normatização de como, quando e porque usar”, detalhou.

Por isso, será aberto um inquérito administrativo para apurar a situação. “Se era uma briga de cachorro, não vejo a necessidade de usar uma arma, é diferente se o cachorro estiver atacando uma pessoa”, determinou Azambuja. O servidor terá o porte de arma temporariamente suspenso, será afastado por 60 dias, e terá a arma recolhida até o fim do processo.

Entenda – O promotor de vendas Anderson da Silva Rodrigues, 31 anos, disse que estava dormindo quando ouviu a confusão, que começou por volta das 8h. Ele é dono do pitbull Palhaço, de 5 anos, que normalmente fica preso nos fundos da casa, onde há área restrita, com outro portão, mas é solto na garagem do início da manhã à noite e no início da manhã.

Hoje, outro pitbull, sem dono conhecido e aparentemente de rua, enfiou o focinho por baixo da grade do portão e acabou sendo atacado por Palhaço. A confusão atraiu a atenção dos vizinhos e dois deles foram acudir o cachorro ferido.

Um dos vizinhos estava com um facão e, o outro, o guarda armado. Segundo relato de testemunhas, Everaldo atirou para tentar atingir Palhaço do outro lado do portão para que ele liberasse do animal. Parte da ação foi filmada.

No vídeo é possível ver os dois homens conseguirem liberar o pitbull, que saiu com focinho ferido, depois de atingir Palhaço com o facão. O dono do animal explica que ele é dócil com pessoas, mas estranha a aproximação de outros cachorros, com exceção da companheiro de casa, Lilica, de 6 anos.

Por causa dos tiros disparados, a polícia foi chamada e a perícia foi ao local. O guarda municipal foi conduzido à delegacia mas o outro vizinho, que estava com facão na hora do salvamento do cachorro, não foi encontrado. Essa não seria a primeira vez que ele usou a arma pelo mesmo motivo, briga de cachorros.

Palhaça também ficou ferido (Foto: Paulo Francis)


Nos siga no