Capital

Secretaria garante que acesso e regras estão claras em edital de concurso

Ângela Kempfer | 26/05/2019 12:01
Fila para o teste na manhã deste domingo no Parque dos Poderes. (Foto: Paulo Francis)
Fila para o teste na manhã deste domingo no Parque dos Poderes. (Foto: Paulo Francis)

A SAD (Secretaria de Administração do Estado) negou qualquer dificuldade de acesso ao local de realização de teste físico dos candidatos ao concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Logo cedo, no início das provas, essa foi uma das reclamações de candidatos que perderam o exame.

"Deve-se mencionar que o mapa do percurso, bem como dos pontos de interdição, fora divulgado antecipadamente pela organização do Certame, permitindo aos candidatos planejar adequadamente sua chegada ao Parque dos Poderes, onde foi aplicada a prova de corrida de ambos os concursos", afirma a SAD.

Na avaliação da Secretaria, as dúvidas também eram sanadas pela Polícia Militar e equipes do Detran, que estavam em pontos de bloqueio e "nos gargalos que poderiam, eventualmente, embaraçar a chegada dos candidatos ao local designado".

Outra reclamação veio no momento de entrar na área de credenciamento. Os candidatos não podiam levar bolsas ou mochilas. Muitos foram levar os materiais para os carros e quando voltaram, já ficaram de fora.

Em resposta, a Secretaria argumenta que "os editais que os convocaram para a realização desta fase orientaram para que os mesmos comparecessem portando o documento oficial de identificação com foto e trajando vestimenta apropriada à prática de atividade física. Bagagens ou outros objetos portados pelos candidatos e não especificados em edital, são de responsabilidade única e exclusiva do concursando, posto que não são essenciais à realização da prova".

Sobre candidatos que burlaram a entrada oficial, usando a mata para ter acesso, a SAD assegura que "a equipe de aplicação, em conjunto com a Polícia Militar, prontamente identificou e retirou tais candidatos do local, impedindo dessa forma qualquer tentativa de fraude que pudesse, eventualmente, macular a isonomia e a lisura dos concursos".

Participam do TAF (Teste de Aptidão Física) cerca de 1.400 candidatos. "No período matutino, serão aplicados os testes de corrida dos Concursos da PM e do Corpo de Bombeiros. Por sua vez, no período vespertino, realizarão os exercícios chamados de "localizados" os candidatos inscritos nos concursos para a Polícia Militar. Participarão desta segunda etapa somente os candidatos que tenham sido considerados "aptos" na prova aplicada no período matutino", informa a SAD.

Nos siga no