Capital

Secretaria estuda volta de máscaras em escolas para conter epidemia

Secretário Municipal de Saúde, Sandro Benites, fará reunião durante a tarde de hoje para discutir nova medida

Caroline Maldonado | 10/04/2023 12:36
Secretaria estuda volta de máscaras em escolas para conter epidemia
Estudantes da rede municipal em escola de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estuda a possibilidade de retomar o uso de máscaras nas escolas para tentar conter a epidemia de doenças respiratórias, que está superlotando unidades de saúde. A situação é pior porque a Capital enfrenta também epidemia de doenças chamadas de arboviroses, que são transmitidas por mosquito, como dengue, chikungunya e zika. As crianças têm sido as mais afetadas. 

O secretário Municipal de Saúde, Sandro Benites, fará reunião durante a tarde de hoje para discutir novas medidas, pois não há previsão de redução nos casos diante da situação atual. 

A secretaria já intensificou o atendimento pediátrico em 15 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e abriu edital para contratar hospitais para oferecer mais leitos. 

Serão contratados 10 leitos de internação hospitalar em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Pediátrica e outros 30 de internação hospitalar em leito clínico pediátrico, com dispensa de licitação. 

Santa Casa e El Kadri manifestaram interessem em ajudar, oferecendo leitos, mas outros hospitais poderiam apresentar propostas em chamamento até a manhã de hoje (10). 

Sem condições de fechar contrato com o hospital El Kadri, a prefeitura espera a Santa Casa abrir, pelo menos, dez leitos. Por questões burocráticas, o contrato previsto com o Hospital El Kadri não deve se concretizar segundo o secretário. Ainda assim, o hospital se prepara para ampliar o atendimento, pois a rede privada também está com superlotação. 

Nos siga no
Veja Mais