Capital

Secretaria de Saúde da Capital abre mais três pontos para fazer o cartão do SUS

Paula Vitorino | 30/03/2011 09:03

Campo Grande News denunciou na sexta-feira problemas enfrentados para retirar cartão do SUS. (Foto: João Garrigó)
Campo Grande News denunciou na sexta-feira problemas enfrentados para retirar cartão do SUS. (Foto: João Garrigó)

Para atender a grande demanda de pessoas que ainda precisam fazer o cartão do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande decidiu nesta semana descentralizar o serviço e disponibilizar mais três locais para o atendimento da população, além de um plantão na central de atendimento.

A reportagem do Campo Grande News denunciou na última sexta-feira (25) a situação que os usuários do SUS enfrentam para retirar o cartão e não correr o risco de ficar sem atendimento na rede pública de saúde. O prazo para fazer o cartão era até abril.

O atendimento era feito apenas na sede da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e chegava a demorar cerca de 2h. As pessoas tinham de enfrentar problemas como filas longas, falta de atendentes e informação, além de estrutura inadequada.

Os novos pontos de cadastramento do cartão serão nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) dos bairros Coronel Antonino, Vila Almeida e Guanandy. O atendimento começa a ser feito a partir de segunda-feira (4) nos locais, em horário comercial.

Já neste sábado (2), haverá plantão na central de atendimento, que fica na sede da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) – Rua Bahia, 280, Centro. O serviço será feito das 7h às 13h.

A documentação exigida para o cadastramento do cartão continua a mesma. Os usuários devem levar até os locais de atendimento o RG ou certidão de nascimento/casamento e um comprovante de residência no nome do cadastrado no serviço – são aceitos boletos bancários, de lojas e contas de telefone, água e luz para comprovação.

A Sesau ressalta que o usuário deve levar o documento original, pois não serão aceitas cópias.

Prazo - A exigência da apresentação do cartão do SUS para atendimento na rede pública, que antes deveria começar já a partir do dia 1° de abril, será estendida até o fim do mês.

De acordo com a Secretaria, o mês de abril foi definido como prazo para a exigência definitiva do cartão porque até o final dele deverá ser concluída a implantação de um novo sistema de informatização em todas as unidades de saúde da Capital.

Entre as novidades do sistema, está a possibilidade dos usuários marcarem consultas nas UBSs pelo telefone.

Nos siga no