Capital

Saúde já acompanha 8 casos suspeitos de coronavírus em Campo Grande

Dois casos sob averiguação na quinta-feira foram descartados após os exames apontarem positivo para H1N1

Fernanda Palheta | 28/02/2020 12:06
Melhor forma de evitar contágio é com higienização das mãos. (Foto: Ministério da Saúde)
Melhor forma de evitar contágio é com higienização das mãos. (Foto: Ministério da Saúde)

Em Campo Grande, nesta sexta-feira (28), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) acompanha 8 casos suspeitos do novo coronavírus, doença respiratória surgida na China com 1 registro confirmado até agora no Brasil. Ontem, a Secretaria do Estado havia divulgado 4 casos em averiguação na Capital, metade dos informados pela prefeitura.

Esses pacientes apresentaram sintomas de gripe e entraram para a lista de investigações porque viajaram para países onde há a circulação do vírus e que apresentam sintomas respiratórios. A idade dos pacientes acompanhados, segundo a Secretaria, varia de 8 anos a 76 anos. Mas não há outros detalhes sobre os pacientes. O boletim epidemiológico será publicado só na tarde de hoje.

Ontem, a presença de paciente de 76 anos na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Leblon, com sintomas da doença, provocou medo. Uma das pessoas que passou pelo local à tarde relatou que funcionária chegou a avisar para ninguém circular pelos corredores, em razão do risco de contágio. 

Outra caso sob suspeita é de uma servidora pública que voltou da Itália, passou por Veneza, e ao chegar em Campo Grande apresentou sintomas parecidos com gripe. Em ambos os casos, o resultado dos exames preliminares deve sair hoje.

De acordo com informação da pasta, já foram realizadas coleta de exames, que irá identificar síndromes respiratórias graves. Caso o resultado dê negativo para doenças como Influenza A e B e H1N1, a amostra será encaminhada para o Instituto Adolf Lutz, referência na realização da investigação do corona.

A Sesau ainda informou que ontem (27), 10 casos estavam sendo acompanhados, mas dois foram descartados após os exames apontarem positivo para H1N1.

Divergências - Os números são bem diferentes dos apresentados ontem pela Secretaria Estadual de Saúde, que informe 5 casos em investigação em Mato Grosso do Sul, apenas 4 em Campo Grande. O Campo Grande News solicitou explicação sobre a divergência à assessoria do órgão, que informou apenas que a "Secretaria de Estado de Saúde irá publicar as 17h desta sexta-feira boletim com atualizações referentes as suspeitas de COVID-19"

Já no boletim do Ministério da Saúde, MS ainda aparece com apenas 2 casos sob suspeita.

(Matéria editada às 13h48 para correção de informação do número de casos, que havia sido repassada pela Sesau com erro à reportagem)

 

 

 

Nos siga no