Capital

Saúde faz panfletagem contra dengue nas Moreninhas, mas esquece limpeza

Paulo Fernandes | 05/12/2014 10:17
Cerca de 150 agentes de saúde fizeram passeata contra a dengue nas Moreninhas
Cerca de 150 agentes de saúde fizeram passeata contra a dengue nas Moreninhas
Agentes alertaram população, mas ignoraram lixo nas ruas (fotos: Marcelo Calazans)

Um exército de aproximadamente 150 agentes de saúde, acompanhado de lideranças do bairro, faz uma ação, nesta sexta-feira (5), no bairro Moreninhas, em Campo Grande, para conscientizar sobre os riscos da dengue e de uma doença parecida, a febre chikungunya. Os agentes entregam panfletos, colam cartazes, e explicam sobre a prevenção e os riscos das doenças, mas estão ignorando o lixo no trajeto, acumulando água. A programação do mutirão de limpeza para este fim de ano não inclui o bairro, um dos maiores da Capital.

Maria de Luna, 62, já teve dengue três vezes

“O mosquito não quer saber de passeata. É bonito, vai sair na imprensa, mas não vai solucionar o problema”. O desabafo é da aposentada Maria de Luna, 62, uma das moradoras do bairro que já contraiu dengue três vezes. Ela recebeu um dos panfletos enquanto limpava o jardim na frente da casa. Vizinhos, no entanto, não tinham feito a 'lição de casa'. A poucos metros da casa dela, era possível ver um pneu jogado e mais sujeira.

Por onde passaram os agentes de saúde tem todo o tipo de entulho e lixo, incluindo restos de comida. A Prefeitura informou que está com o mutirão de limpeza nos bairros Taquarussu e Jacy e que o próximo bairro a receber o serviço será o Nova Lima.

Mais de 20 mil panfletos estão sendo distribuídos no bairro Moreninhas, nas casas e comércio, segundo o superintendente geral do Distrito Leste, da Secretaria Municipal de Saúde, Vagner Ricardo dos Santos.

Desde o início do ano, Campo Grande teve 3.797 casos notificados de dengue. Em novembro foram 174 casos, conforme boletim epidemiológico divulgado na última terça-feira (2). Em relação a febre chikungunya, foram notificados 27 casos, sendo que um foi confirmado, 14 descartados e 12 aguardando resultado de exame, que é realizado em Belém (PA).

A diretora de Vigilância em Saúde do município, Márcia Dal Fabro, diz que a população precisa ficar alerta para eliminar os focos de dengue, que a situação é de alerta por conta do período de chuvas, mas que o número de casos ainda não são muito preocupantes.

A dengue e a frebre chikungunya são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A chikungunya também é transmitida pelo Aedes albopictus, transmissor da febre amarela. E embora os vírus da febre chikungunya e os da dengue tenham características distintas, os sintomas das duas doenças são semelhantes.

Até restos de comida permaneceram no trajeto dos agentes de saúde
Aviso que pede para população não jogar lixo é desrespeitado

Prevenção - A prevenção consiste em adotar medidas simples em casa e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença, não deixando água parada em pneus, vasos e plantas.

É importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

A caixa d'água deve ficar sempre fechada, é preciso remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas, encher de areia até a borda os pratinhos das plantas, guardar as garrafas sempre de cabeça para baixo e colocar o lixo em sacos plásticas, mantendo a lixeira bem fechada.

Nos siga no