Capital

Santa Casa realiza terceiro transplante de córneas somente neste ano

Último procedimento realizado pelo Banco de Olhos ocorreu na quinta-feira

Gabriel Neris | 12/02/2021 11:43
Profissional da Santa Casa durante transplante (Foto: Divulgação)
Profissional da Santa Casa durante transplante (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Campo Grande realizou neste ano três casos de urgência com indicação de transplante de córneas. O Banco de Olhos do hospital recebeu os tecidos doados por familiares de oito pacientes que tiveram morte encefálica declarada.

O terceiro transplante ocorreu na quinta-feira (11) em um paciente de 64 anos que teve a córnea perfurada devido a uma grave infecção ocular. A córnea tinha grau nove de comprometimento, em uma escala de zero a dez, e o paciente corria o risco de perder o globo ocular.

Neste caso, segundo o hospital, o tratamento clínico não apresentava efeito e foi indicado o transplante.

A próxima etapa do tratamento é evitar a rejeição da córnea, quando o paciente passará por visitas constantes ao ambulatório e ficar atento a alguns sintomas que podem surgir. 

“Os primeiros seis meses são os mais importantes nesse tratamento. O sucesso do transplante depende também do cuidado que o paciente terá no pós-cirúrgico. Ele deve usar a medicação rigorosamente nos horários e dosagens indicados e buscar atendimento imediatamente, caso tiver sensação de corpo estranho (pode significar um ponto arrebentado), visão mais embaçada, vermelhidão, dor, fotofobia e lacrimejamento”, explica a médica oftalmologista Cristiane Bernardes.

De acordo com a Santa Casa, nos últimos três anos foram realizados 85 transplantes de córneas, sendo 24 somente durante a pandemia da covid-19. 

Nos siga no