Capital

Rotatória vira pista em cruzamento com 25 buracos no Jardim São Bento

Adriano Fernandes e Marcus Moura | 23/02/2017 14:17
A rotatória virou desvio dos motoristas que fogem dos buracos ao entorno. (Foto: André Bittar)
A rotatória virou desvio dos motoristas que fogem dos buracos ao entorno. (Foto: André Bittar)

Diante da grande quantidade de buracos na Rua Jerônimo Paes Benjamim, no Jardim São Bento, região nobre de Campo Grande, até mesmo a rotatória no cruzamento com a Rua Aluízio de Azevedo virou rota alternativa de motoristas.

A grande quantidade de buracos no entorno obriga os motoristas a passarem sobre a rotatória que, por conta disso, também está com as bordas danificadas e a sinalização praticamente apagada.

A rua Jerônimo Paes Benjamim é rota dos condutores que seguem da Avenida Eduardo Elias Zarhan a caminho do Centro. Tem fluxo intenso de veículos principalmente nos horários de pico. 

Pelo local, no perímetro de uma quadra entre a rotatória e a Rua José do Patrocínio são pelo menos 25 buracos que também obrigam o “zigue-zague” dos condutores, na tentativa de não caírem nas crateras. Durante o tempo em que a reportagem esteve no local, esta manhã, era comum, por exemplo, ver carros atingindo a parte dianteira nos buracos.

“Há pelo menos um ano eu não vejo uma equipe de tapa-buracos fazendo serviço por aqui. É quase uma vitória chegar no local indicado do cliente sem passar por um buraco”, comenta o mototaxista Júlio Cesar Leonel, 32 anos, que trabalha em um ponto próximo ao cruzamento.

Para ele, as ruas pelo bairro refletem o descaso público diante de um problema que ainda gera muita dor de cabeça. “Semana passada eu passei por um buraco e furei os dois pneus ao mesmo tempo. Esta cada dia mais difícil a situação de quem trabalha com transporte privado na cidade”, se queixa.

Para a técnica Gislaine Andrade, de 30 anos, a situação é revoltante. “É um absurdo ver esse tipo de situação que não ocorre só aqui, por sinal. Pagamos impostos do carro, para manter as ruas e esse dinheiro não retorna em forma de serviços”, desabafou ao falar com a reportagem.

A reportagem fez contato com a prefeitura municipal, mas até a conclusão da matéria não obteve retorno sobre uma previsão de quando o trecho será recapeado. Quem quiser solicitar a equipe tapa-buraco deve entrar em contato com a Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação) pelos telefones (67) 3314-3675 e 3314-3676.

Os locais onde a equipe da Seintrha estará é divulgado diariamente no site da Prefeitura, com a agenda do dia seguinte.

São cerca de 25 buracos entre a rua José do Patrocínio e a rotatória. (Foto: André Bittar)
A rotatória esta com a sinalização praticamente apagada e as bordas danificadas. (Foto: André Bittar)

Tapa-buracos - A prefeitura informou, esta semana que o serviço de tapa-buraco vai se estender a toda a malha viária pavimentada da Capital. O trabalho é contínuo e todos os pontos crítico serão recuperados conforme cronograma de execução do serviço elaborado pela Seintrha.

Ainda segundo o município, até sexta-feira (17), após 31 dias de efetivo serviço, descontando domingos e dias de chuva, a Prefeitura de Campo Grande já havia tapado 28.922 crateras, que enfileiradas cobririam um trajeto de 14 quilômetros de vias pavimentadas.

Investimentos - Para chegar neste resultado foram investidos R$ 7 milhões, computando, o custo dos serviços das quatro empresas prestadoras de serviço e a aquisição de 8.647,24 toneladas de CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), por R$ 3 milhões (R$ 358 a tonelada)
Ainda nesta quarta-feira (22), foi publicado um convênio entre o governo do Estado por meio da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) com a prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, o número de equipes deve aumentar de 20 para, no mínimo, 35. Para o acréscimo de equipes, também vai aumentar o número de empresas no serviço. Atualmente três concessionárias que atuam no trabalho de tapa-buracos pela cidade. 

Nos siga no