Capital

Religiosos pegam carona em avião da FAB para assistir dom Dimas na Capital

Fabiano Arruda | 13/07/2011 08:49
Dom Dimas assumiu Arquidiocese em solenidade no domingo passado.
Dom Dimas assumiu Arquidiocese em solenidade no domingo passado.

Grupo de 25 religiosos do Rio de Janeiro pegou carona num turbo-hélice Embraer C-97 da FAB (Força Aérea Brasileira), no fim de semana passado, para assistir a posse de dom Dimas Laras Barbosa, ex-bispo do Rio, como novo arcebispo em Campo Grande.

Segundo informações de matéria publicada nesta quarta-feira pela Folha Online, o avião da FAB passou oito horas no aeroporto de Campo Grande esperando os religiosos para trazê-los de volta ao Rio assim que a solenidade acabasse.

Entre os caronas estava o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, informa a reportagem.

A FAB informou, conforme a publicação, que os religiosos aproveitaram um serviço oferecido regularmente pelo CAN (Correio Aéreo Nacional) para qualquer pessoa que compareça a um posto do serviço e preencha uma ficha de inscrição com cópias da identidade, CPF e comprovante de residência.

"A viagem está condicionada à disponibilidade de voos de transporte e ao tipo de missão da Força Aérea Brasileira para o destino desejado, assim como ao número de vagas colocadas à disposição do CAN", informou a FAB. No caso dos voos dos religiosos, "havia disponibilidade de tripulantes e horas de voo", reiterou.

A Arquidiocese do Rio havia informado ao jornal "O Dia", que divulgou o caso ontem, que iria reembolsar as 25 passagens no avião da FAB, mas não informou qual seria o valor.

Uma passagem para Campo Grande a partir do Rio para este fim de semana, pela Gol, com escala em Guarulhos, pode ser comprada a partir de R$ 1.195 (ida e volta, com taxas incluídas).

Missa - Dom Dimas assumiu a arquidiocese de Campo Grande em substituição a dom Vitório Pavanello, que ficou 25 anos na função. Cerca de 6 mil fieis acompanharam a missa celebrada no domingo pelo novo arcebispo.

A solenidade ainda contou com a presença de cerca de 20 bispos vindos de todo o Brasil, cerca de 160 padres e autoridades.

Dom Dimas é o terceiro bispo da arquidiocese de Campo Grande. A última passagem de liderança aconteceu em dezembro de 1986, após a renúncia de Dom Antônio Barbosa e a posse de Dom Vitório. (Com informações da Folha Online)

Nos siga no