Capital

Reeducandas do semiaberto da Capital recebem campanha de saúde feminina

Vinícius Squinelo | 20/09/2011 12:39

Detentas do Estabelecimento Penal Feminino de Regimes Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande da “Ação de Saúde Feminina”, com coleta de sangue para exames como HIV, além de preventivo de colo do útero, exame de câncer de mama e coleta escarro (para detecção da tuberculose).

A inciativa foi desenvolvida pela Unidade de Saúde do bairro Pioneiros, por meio de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário e a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a diretora da unidade de saúde, Elizabeth Mendonça, a ação faz parte do Programa Saúde da Mulher do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a diretora do semiaberto, Mari Jane Boleti Carrilho, a inciativa é de grande importância para as internas, pois facilita o acesso às ações de saúde.

Cinco profissionais da Sesau lotadas na Unidade Básica de Saúde do Pioneira participaram da coleta no último sábado (17). A técnica de enfermagem Carla Liliana fez coleta para exame de HIV e escarro para exame de tuberculose. A enfermeira Rita Milhomem fez coleta para o preventivo e exame de mama. A ação contou com o apoio da técnica de enfermagem da Agepen, Maria José dos Santos Cavalcanti, responsável pelo setor de saúde do presídio, que fez o acompanhamento de todo o procedimento.

Nos siga no Google Notícias