Capital

Questões extensas do Enem são alvo de reclamação dos candidatos

Primeira prova incluiu redação, linguagens e ciências humanas

Kleber Clajus e Bruna Kaspary | 05/11/2017 16:32
Kelvin Oliveira saiu do plantão como enfermeiro e chegou a cochilar durante a prova (Foto: Bruna Kaspary)
Kelvin Oliveira saiu do plantão como enfermeiro e chegou a cochilar durante a prova (Foto: Bruna Kaspary)

A primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), aplicada neste domingo (5), tem sido alvo de reclamação dos candidatos por conta da extensão das questões de linguagem, ciências humanas e redação. Estima-se que 92,3 mil pessoas realizem o exame em Mato Grosso do Sul.

“Tinha feito a prova no ano passado, mas esse ano assustou. A parte de linguagens foi a mais díficil”, contou a secretária Miriã Pereira de Oliveira, 18 anos, ao deixar o prédio da Uniderp.

Sem muita paciência para leitura a produtora rural Alexandra Medina, 22 anos, pretende cursar Pedagogia e também reclamou da primeira fase do Enem. “Era muito texto até nas outras áreas e gráfico. Espero que na próxima semana tenha menos”, relatou.

O enfermeiro Kelvin Oliveira Pimentel, 23 anos, saiu do plantão direto para a prova. Sem almoço e visivelmente abatido ele disse ter cochilado na sala em que realizava o exame. “Isso mata qualquer um”, alegou, na esperança de ter nota para entrar do curso de Direito ou técnico em radiologia.

Para a estudante Daianne Francisca Rosa da Rocha, 18 anos, ela só poderá complementar melhor o que aprendeu no cursinho, desde o ano passado, na fase de matemática e ciências da natureza. Com os cadernos nomeados nesta edição ela reclamou uqe isso pode tornam “mais fácil colar”.

Enem - Hoje ocorreu a primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os 92,3 mil candidatos inscritos em Mato Grosso do Sul são avaliados em redação, língua portuguesa e estrangeira, geografia, história, filosofia, sociologia e conhecimentos gerais.

Questões de matemática e ciências da natureza, por sua vez, devem ser aplicadas no próximo domingo (15) nos mesmos locais de prova e horário. Já em relação ao gabarito, conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), este será disponibilizado em até três dias úteis após a aplicação da última etapa do exame. 

Nos siga no